Tranças são tendência no BBB25: conheça modelos e como cuidar
Thamiris, Camilla e Aline entraram na competição milionário ostentando o visual


Assim como em edições anteriores, o BBB 25 também estreou com participantes que optaram em entrar na casa com suas respectivas tranças.
Seja para exaltar a ancestralidade ou para dar um up no visual, as produções, apesar de parecidas, contam com suas peculiaridades e exigem cuidados especiais, especialmente para mantê-las bem definidas e com os fios saudáveis.
À CNN, a trancista Mariana Mesquista, do salão Nego Tranças, na capital paulista, conta que entre as tranças mais usadas no momento, há destaque para três: goddess, gipsy e a clássica nagô.
A goddess, segundo a profissional, apresenta tranças soltas com cachos no comprimento e nas pontas. Já a gipsy também conta com as tranças soltas, no entanto, a diferença fica pelos cachos, feitos apenas nas pontas.

Por fim, a nagô, também conhecida como tranças enraizadas, conta com tranças que ficam rente ao couro cabeludo, onde a trancista usa a criatividade para fazer os mais variados desenhados. “Esse é um modelo que sempre está em alta!”, garante Mesquita.

Além desses modelos, há ainda a boho braids, usada por Camilla na competição milionária, e o twist, feito em sua irmã, Thamiris. Nas redes sociais, a dupla aproveitou para explicar a técnica.
A boho “pertence a estética boêmia, sendo uma trança com muitos cachos, podendo ser cabelo natural ou orgânico, expressando leveza e naturalidade”, escreveram na publicação.

Já o twist necessita torcer duas mechas de cabelo, em vez de trançá-las. “As mechas são torcidas em direções opostas, criando um visual de fios entrelaçados. Esse estilo é muito popular por ser versátil, podendo ser feito tanto com cabelo natural quanto com cabelo sintético para dar mais volume”, detalharam.

Por sua vez, a policial militar Aline, apostou em tranças soltas e de longo comprimento, que podem formar diversos penteados, incluindo coques e rabo de cavalo.

Como manter as tranças saudáveis?
Segundo Mariana, é necessário o uso diário da touca de cetim ou fronha. Em casos de tranças com cachos, também é importante sempre retirar as possíveis “teias” com o auxílio de creme com água, ou até mesmo uma tesoura para evitar a formação de grandes nós.
Para a lavagem, com o auxílio de um borrifador com água, aplique o shampoo somente na raiz, massageando as madeixas. “Após esse primeiro passado, seque as pontas e comprimentos das tranças com o secador ou naturalmente no sol”, explica.
“A secagem é um ponto super importante para evitar mau cheiro. Indico lavar pelo menos 1 vez por semana. Não é necessário fazer muitas lavagens, porque dessa forma a vida útil das tranças diminui e o penteado acaba ficando com frizz rapidamente”, garante.
Manutenção e contraindicação
A manutenção depende da curvatura do cabelo e do modelo escolhido, assim tudo pode variar. “Cabelos mais crespos tendem a ter duração mais longa quando se trata de tranças. A manutenção da trança solta geralmente é feita entre 30 e 40 dias e tranças nagô em 20 dias”, diz.
Apesar de não existir nenhuma contra indicação, é necessário ficar atento às precauções. “Não é correto, por exemplo, ficar muitos meses com as tranças, isso pode danificar o próprio cabelo”, conta Mariana.
“Recomendo dar uma pausa entre uma trança e outra, pois o cabelo precisa receber os devidos cuidados. Sempre que for remover as tranças, também é importante ter o auxílio de alguém que entenda como fazer a remoção corretamente e, na sequência, utilizar um creme condicionante que auxilie no processo de desembaraçar os fios naturais”, detalha.
“Por fim, lave normalmente com o shampoo. O passo a passo é primordial para evitar perdas no cabelo natural”, conclui.
Vai curtir o dia na praia ou piscina? Veja como cuidar dos fios