Casa Branca tem “opiniões fortes” sobre colisão entre aeronaves, diz Trump
Republicano chamou episódio de "noite escura e excruciante" na história dos EUA
- 1 de 13
Avião colidiu com helicóptero em Washington na quarta-feira (29) • Reuters
- 2 de 13
Avião colidiu com helicóptero em Washington na quarta-feira (29) • Andrew Harnik/Getty Images
- 3 de 13
Avião caído no rio após colisão com helicóptero. • Andrew Harnik/Getty Images
-
- 4 de 13
Mapa mostra rota do avião da American Airlines e do helicóptero Black Hawk do Exército dos EUA • Murillo Ferrari
- 5 de 13
Buscas após acidente aéreo em Washington • 30/1/2025 Divulgação via REUTERS
- 6 de 13
Equipes de busca trabalham após colisão do voo 5342 da American Eagle e um helicóptero Black Hawk que caíram no Rio Potomac • 30/1/2025 REUTERS/Carlos Barria
-
- 7 de 13
Equipes fazem buscas em destroços de avião e helicóptero após colisão nos Estados Unidos • Reuters
- 8 de 13
Barco de equipes de resgate próximo a destroços de helicóptero militar após colisão com avião de passageiros nos Estados Unidos • Reuters
- 9 de 13
Esquipes de resgate atuam após colisão entre avião e helicóptero nos Estados Unidos • Reuters
-
- 10 de 13
Imagens aéreas da Maxar mostram destroços de aeronaves após colisão entre helicóptero e avião nos Estados Unidos • Maxar
- 11 de 13
Imagens aéreas da Maxar mostram destroços de aeronaves após colisão entre helicóptero e avião nos Estados Unidos • Maxar
- 12 de 13
Modelo do Helicóptero H-60M Black Hawk que colidiu com avião na noite de quarta-feira (29) nos EUA. • Reproudução
-
- 13 de 13
Modelo da aeronave Canadair Regional Jet 700 que colidiu com helicóptero nos EUA. • Reprodução
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou com repórteres sobre a colisão aérea de quarta-feira (29) entre um helicóptero militar e um avião de passageiros sobre o Rio Potomac. Segundo Trump, ninguém sobreviveu ao acidente.
“Infelizmente, não há sobreviventes”, declarou o republicano na sala de imprensa da Casa Branca nesta quinta-feira (30). Ele também afirmou que estava falando com o povo americano em uma “hora de angústia” e pediu um momento de silêncio no início de seus comentários.
“O trabalho agora mudou para uma missão de recuperação”, disse Trump, acrescentando que quarta-feira foi “uma noite escura e excruciante na capital do nosso país e na história do nosso país”.
Durante o pronunciamento, Trump também afirmou que a Casa Branca tem “opiniões fortes” sobre o que levou à colisão aérea perto do Aeroporto Nacional Reagan.
“Acreditamos que temos algumas ideias muito boas, mas descobriremos como esse desastre ocorreu e garantiremos que nada parecido aconteça novamente”, acrescentou o presidente.
O chefe da National Air Traffic Controllers Association disse em uma carta aos seus membros publicada online que é “prematuro especular sobre a causa raiz”.
Sem evidências, Trump também tentou culpar as políticas de administrações democratas anteriores pela colisão mortal.
“Devemos ter apenas os mais altos padrões para aqueles que trabalham em nosso sistema de aviação”, disse Trump. “Eu mudei os padrões de Obama de muito medíocres, na melhor das hipóteses, para extraordinários”.
Ele também leu algumas manchetes enquanto falava, parecendo culpar o que chamou de “impulso pela diversidade” na Administração Federal de Aviação pela colisão, alegando sem evidências que “inclui foco na contratação de pessoas com deficiências intelectuais e psiquiátricas graves”.