“Conde de Monte Cristo” supera “Emilia Pérez” e lidera indicações no César
Principal premiação do cinema francês chega à 50ª cerimônia, que acontece no dia 28 de fevereiro


A Academia das Artes e Técnicas do Cinema da França anunciou os indicados à edição de 2025 do César, também conhecido como o “Oscar francês”. O filme “O Conde de Monte Cristo” liderou com 14 menções. A cerimônia está marcada para 28 de fevereiro.
A produção francesa “Emilia Pérez”, destaque no Oscar, premiação de Hollywood, recebeu 12 indicações no prêmio de seu país de origem.
O brasileiro “Ainda Estou Aqui” não estava elegível para a 50ª edição e pode ser indicado à premiação de 2026, pois estreou na França este ano.
Veja os indicados ao César 2025:
Melhor Filme
- “O Conde de Monte Cristo”
- “Emilia Pérez”
- “En Fanfare”
- “A História de Souleymane”
- “Misericórdia”
Melhor Diretor
- Gilles Lellouche por “L’Amour Ouf”
- Matthieu Delaporte e Alexandre de la Patellière por “O Conde de Monte Cristo”
- Jacques Audiard por “Emilia Pérez”
- Boris Lojkine por “A História de Souleymane”
- Alain Guiraudie por “Misericórdia”
Melhor Roteiro Original
- Stéphane Demoustier por “Borgo”
- Emmanuel Courcol and Irène Muscari por “En Fanfare”
- Boris Lojkine et Delphine Agut por “A História de Souleymane”
- Alain Guiraudie por “Miserircódia”
- Louise Courvoisier e Théo Abadie por “Vingt Dieux”
Melhor Roteiro Adaptado
- Matthieu Delaporte and Alexandre de la Patellière por “O Conde de Monte Cristo”
- Jacques Audiard por “Emilia Pérez”
- Michel Hazanavicius e Jean-Claude Grumberg por “La Plus Précieuse des Marchandises”
Melhor Atriz
- Adèle Exarchopoulos por “L’Amour Ouf”
- Karla Sofía Gascón por “Emilia Pérez”
- Hafsia Herzi por “Borgo”
- Zoe Saldaña por “Emilia Pérez”
- Hélène Vincent por “Quand vient l’Automne”
Melhor Ator
- François Civil por “L’Amour Ouf”
- Benjamin Lavernhe por “En Fanfare”
- Karim Leklou por “Le Roman de Jim”
- Pierre Niney por “O Conde de Monte Cristo”
- Tahar Rahim por “Monsieur Aznavour”
Melhor Atriz Coadjuvante
- Élodie Bouchez por “L’Amour Ouf”
- Anaïs Demoustier por “O Conde de Monte Cristo”
- Catherine Frot for Misericordia
- Nina Meurisse por “A História de Souleymane”
- Sarah Suco por “En Fanfare”
Melhor Ator Coadjuvante
- David Alaya por “Misericórdia”
- Bastien Bouillon por “O Conde de Monte Cristo”
- Alain Chabat por “L’Amour Ouf”
- Jacques Develay por “Misericórdia”
- Laurent Lafitte por “O Conde de Monte Cristo”
Atriz Revelação
- Maïwène Barthelemy por “Vingt Dieux”
- Malou Khebizi por “Diamant brut”
- Megan Northam por “Rabia”
- Mallory Wanecque por “L’Amour Ouf”
- Souheila Yacoub por “Planète B”
Ator Revelação
- Abou Sangare por “A História de Souleymane”
- Adam Bessa por “Les Fantômes”
- Malik Frikah por “L’Amour Ouf”
- Félix Kysil por “Misericórdia”
- Pierre Lottin por “En Fanfare”
Melhor Animação
- “Flow”
- “La Plus Précieuse des marchandises”
- “Savages”
Melhor Documentário
- “La Belle de Gaza”
- “Bye Bye Tiberias”
- “Dahomey”
- “Ernest Cole: Lost and Found”
- “La ferme des Bertrand”
- “Madame Hofmann”
Melhor Filme de Estreia
- “Diamant brut” por Agathe Riedinger
- “Les Fantômes” por Jonathan Millet
- “Le Royaume” por Julien Colonna
- “Un p’tit truc en plus” por Artus
- “Vingt Dieux” por Louise Courvoisier
Melhor Filme Estrangeiro
- “Anora”
- “A Semente do Fruto Sagrado”
- “O Aprendiz”
- “A Substância”
- “Zona de Interesse”
Melhor Som
- “L’Amour Ouf”
- “O Conde de Monte Cristo”
- “Emilia Pérez”
- “En Fanfare”
- “A História de Souleymane”
Melhor Fotografia
- “L’Amour Ouf”
- “O Conde de Monte Cristo”
- “Emilia Pérez”
- “A História de Souleymane”
- “Misericórdia”
Melhor Edição
- “L’Amour Ouf”
- “O Conde de Monte Cristo”
- “Emilia Pérez”
- “En Fanfare”
- “A História de Souleymane”
Melhor Figurino
- “L’Amour Ouf”
- “O Conde de Monte Cristo”
- “Emilia Pérez”
- “Monsieur Aznavour”
- “Sarah Bernhardt, La Divine”
Melhor Design de Produção
- “L’Amour Ouf”
- “O Conde de Monte Cristo”
- “Emilia Pérez”
- “Monsieur Aznavour”
- “Sarah Bernhardt, La Divine”
Melhores Efeitos Visuais
- “A Besta”
- “O Conde de Monte Cristo”
- “Emilia Pérez”
- “Monsieur Aznavour”
Melhor Animação em Curta-Metragem
- “Beurk!”
- “Gigi”
- “Papillon”
Melhor Documentário em Curta-Metragem
- “Southern Brides”
- “Little Spartacus”
- “A Heart and Other Lost Dreams of Beirut”
Melhor Curta de Ficção
- “Clamor”
- “Ce qui appartient à César”
- “The Man Who Could Not Remain Silent”
- “Queen Size”
Oscar 2025: conheça “Emilia Pérez”, líder de indicações da edição