Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Não queremos provocar nem afrontar os EUA, diz Lewandowski sobre imigrantes

    Ministro da Justiça e Segurança Pública afirma que situação dos brasileiros deportados é inadmissível

    Vinícius Muradda CNN , em São Paulo

    O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, falou, nesta segunda-feira (27), sobre a chegada de brasileiros que imigraram ilegalmente para os Estados Unidos e retornaram algemados do país. Ele afirmou que o Brasil não quer provocar nem afrontar os EUA, mas que a situação dos deportados é inadmissível.

    “Essa deportação tem que ser feita com respeito aos direitos fundamentais das pessoas”, disse. “Nós não queremos provocação, nós não queremos afrontar quem quer que seja. Mas nós queremos que os brasileiros, inocentes, que foram buscar trabalho, […] nós queremos que sejam tratados com a dignidade que merecem”, completou.

    Lewandowski relatou os bastidores da decisão de ordenar a remoção das algemas aplicadas nos imigrantes e de enviar um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para concluir o trajeto entre Manaus e Belo Horizonte.

    O ministro, que já determinou a abertura de um inquérito pela Polícia Federal para apurar a situação, disse que, quando soube que os cidadãos brasileiros estavam algemados dentro do avião, que veio dos EUA, em território nacional, ordenou a retirada imediata dos dispositivos.

    “Andrei Rodrigues me telefonou, me informou da situação […] [e eu disse] ‘olha, isto é absolutamente inadmissível’. ‘Eu, por minha conta, já vou determinar que se retire imediatamente as algemas, as correntes dos brasileiros que estão em solo nacional e que não têm nenhuma acusação contra eles do ponto criminal'”, revelou o ministro.

    No fim da fala, Lewandowski também relatou que ligou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para explicar a situação, e que, juntos, decidiram enviar um avião da FAB para concluir a viagem, uma vez que os EUA queriam manter as algemas no trajeto Manaus-Belo Horizonte.

    Tópicos