Texas vai enviar mais 400 agentes para fronteira com México, diz governador
Membros da Guarda Nacional do Texas vão "colaborar com agentes da Patrulha de Fronteira"


Outros 400 membros da Guarda Nacional do Texas estão indo para a fronteira dos Estados Unidos com o México para “colaborar com agentes da Patrulha de Fronteira dos EUA”, anunciou o governador do Texas, Greg Abbott, nesta segunda-feira (27).
Os membros da Força Tática de Fronteira, criada em 2023 para ser integrada por “soldados especialmente treinados”, sairão imediatamente das bases em Fort Worth e Houston, afirmou o governador, junto com aviões de transporte C-130 e helicópteros Chinook.
“O Texas tem um parceiro na Casa Branca com quem podemos trabalhar para proteger a fronteira Texas-México”, disse Abbott em uma declaração por escrito.
Na semana passada, Abbott enviou uma carta aos líderes do Congresso pedindo ao governo federal que reembolsasse o custo das operações de fronteira de seu estado, que ele estimou em mais de US$ 11 bilhões desde 2022.
A Operação Lone Star é uma iniciativa da Guarda Nacional na fronteira, liderada pela Guarda Nacional do Texas. Há cerca de 4.500 guardas nacionais atualmente designados para a missão, de acordo com o Departamento Militar do Texas.