Parlamentares atuam para que Trump cite Bolsonaro em evento da direita
Em fevereiro, presidente americano deve abrir fórum mundial da direita, em Washington
Um grupo de parlamentares brasileiros atua para que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cite Jair Bolsonaro (PL) em um evento mundial da direita.
Segundo relatos feitos à CNN, deputados e senadores conservadores têm dialogado com interlocutores do presidente americano sobre uma declaração em defesa do brasileiro.
A avaliação é de que um apoio explícito de Trump poderia pressionar o Congresso Nacional, por exemplo, a levar adiante o PL da Anistia.
E até mesmo melhorar o ambiente jurídico para uma discussão em torno da elegibilidade de Bolsonaro em 2026.
As conversas ocorrem desde a posse de Trump, na semana passada, mas o americano não fez uma declaração explícita em apoio a Bolsonaro.
A expectativa agora é de que a declaração ocorra durante a CPAC, um fórum conservador mundial que será promovido em fevereiro, em Washington.
Nas palavras de um parlamentar de direita, o ambiente seria mais propício que uma posse presidencial para a defesa da direita no Brasil.
Bolsonaro ainda não decidiu se apresentará novo pedido ao ministro Alexandre de Moraes para viajar aos Estados Unidos para o evento.
Um grupo de parlamentares de direita, no entanto, já se prepara para voltar ao Estados Unidos para participar do encontro.
Bolsonaro está com o passaporte retido pela Polícia Federal e não foi autorizado a viajar aos Estados Unidos para participar da posse de Trump.