PM apreende 19 pássaros em cativeiro no RN
Responsável pela criação ilegal foi questionado pela polícia sobre a licença para a posse dos animais, mas afirmou não possuir o documento


O Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAMB) apreendeu na quinta-feira (23),19 pássaros de diferentes espécies no município de Lajes, no Rio Grande do Norte. A Polícia Militar informou que as aves eram mantidas em cativeiro sem a devida autorização ambiental.
De acordo com a PM, entre as aves apreendidas estavam: Galos-de-Campina, Azulões, Tico-Ticos e outras espécies como Golinha, Concris, Canção de Cambacica, Conto de Prata e Cravina Vermelha.
Pelo menos 19 gaiolas e seis alçapões utilizados na captura das aves também foram recolhidos.
Ainda segundo a os responsáveis pela operação, os pássaros apreendidos foram encaminhados às autoridades competentes para as medidas cabíveis.A criação, captura e comercialização de animais silvestres sem autorização são crimes previstos na legislação ambiental e podem resultar em multas e sanções penais.
Em nota, o comandante da 2° Companhia de Policiamento Ambiental, Capitão PM Victor, destacou a importância da colaboração da população no combate aos crimes ambientais e reforçou o compromisso do BPAMB na preservação da fauna e flora locais.