“Ainda Estou Aqui” é 2º filme com Fernanda Torres e Selton Mello no Oscar
Dupla já estrelou filme indicado à 70ª edição do prêmio, em 1998


O filme “Ainda Estou Aqui” recebeu três indicações ao Oscar 2025, cujos nomeados foram anunciados nesta quinta-feira (23). Além de ser indicado na categoria de Melhor Filme Internacional, a produção também teve Fernanda Torres nomeada como Melhor Atriz e concorre ao prêmio de Melhor Filme.
No entanto, esta não é a primeira vez que um filme estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello concorre ao prêmio de Melhor Filme Internacional. Em 1998, “O Que é Isso, Companheiro?” representou o Brasil na 70ª edição do Oscar, que ficou marcada pela vitória avassaladora de “Titanic” – que conquistou 11 estatuetas de 14 indicações.
O longa, ambientado no final dos anos 60, após a promulgação do AI-5, acompanha o jornalista Fernando (Pedro Cardoso) e seu amigo César (Selton Mello), que se juntam à resistência armada contra a ditadura militar. Ambos fazem parte de um grupo guerrilheiro de esquerda, e, durante uma das operações, César é ferido e capturado pelos militares.
Diante dessa situação, Fernando planeja sequestrar o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick (Alan Arkin), com o objetivo de negociar a libertação de César e de outros prisioneiros. Já Fernanda Torres interpreta Maria Augusta Carneiro, a militante da extrema-esquerda.
Dirigido por Bruno Barreto, o longa perdeu o prêmio para “Karakter”, filme belga-holandês.
No Brasil, “O Que É Isso Companheiro?” está disponível para streaming pelo Prime Video e Globoplay.