Conheça “A Semente do Fruto Sagrado”, indicado a Melhor Filme Internacional
Longa de Mohammad Rasoulof está concorrendo com a obra brasileira "Ainda Estou Aqui"


O longa “A Semente do Fruto Sagrado” foi um dos indicados a Melhor Filme Internacional no Oscar 2025, nesta quinta-feira (23). Com o anúncio, a produção se consagrou como uma das rivais do brasileiro “Ainda Estou Aqui”, estrelado por Fernanda Torres.
No filme, o público se debruça diante da história de Iman (Missagh Zareh), recém-promovido a juiz de instrução, que enfrenta a paranoia e o esgotamento mental em meio à agitação política em Teerã, provocada pela morte de uma jovem. Quando sua arma desaparece, ele começa a suspeitar de sua esposa e filhas, adotando medidas severas que acabam desgastando os laços familiares.
“A Semente do Fruto Sagrado” tem assinatura de Mohammad Rasoulof, cineasta iraniano que, diante do conteúdo e à natureza de seus filmes, entrou em conflito com o governo do Irã e foi preso diversas vezes.
Em maio de 2024, por exemplo, após o anúncio de que a obra havia sido selecionada para a competição principal do Festival de Cinema de Cannes, ele foi condenado pelo regime islâmico a oito anos de prisão e flagelação. Com a sentença, ele fugiu para a Alemanha e pôde participar do evento. No Brasil, o longa fez sua estreia no Festival do Rio 2024.
Assista ao trailer de “A Semente do Fruto Sagrado”
*Com informações de Flávio Pinto, em colaboração para CNN
Fernanda Torres relata episódio em aeroporto após ganhar Globo de Ouro