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    Coreia do Sul anuncia remoção de aterro que teria agravado acidente aéreo

    Ministério dos Transportes do país planeja reformas gerais em sete aeroportos após explosão do avião da Jeju Air

    Hyunsu Yimda Reuters

    O Ministério dos Transportes da Coreia do Sul disse nesta quarta-feira (22) que removeria o aterro de concreto instalado no Aeroporto Internacional de Muan após o acidente do voo Jeju Air no mês passado, desastre aéreo doméstico mais mortal do país.

    Enquanto os investigadores ainda estão pesquisando o que causou a queda do voo, incluindo colisões com pássaros, especialistas disseram que a enorme berma que sustentava as antenas de navegação no final da pista provavelmente tornou o desastre mais mortal do que poderia ter sido.

    Em algumas das primeiras reformas generalizadas anunciadas desde o acidente, as autoridades disseram que farão novas fundações ou outros ajustes para antenas semelhantes em sete aeroportos, incluindo o Aeroporto Internacional de Muan e Jeju – um dos mais movimentados da Coreia do Sul – que estão abaixo do nível do solo ou são fáceis de quebrar.

    A decisão foi tomada após a revisão das estruturas que abrigam as antenas que orientam os pousos nos aeroportos em todo o país, conhecidas como Instrument Landing Systems (ILS), ou um “localizador”.

    “O Aeroporto Internacional de Muan planeja remover completamente o concreto existente e reinstalar o localizador em uma estrutura frágil”, afirmou o ministério em um comunicado.

    O acidente de 29 de dezembro matou 179 pessoas, com apenas dois tripulantes sentados perto da parte traseira da aeronave Boeing sobrevivendo.

    Imagens de vídeo mostraram o jato de passageiros batendo na estrutura e explodindo após pousar em alta velocidade sem trem de pouso abaixado e derrapando além do final da pista.

    O projeto da pista também foi criticado por não atender aos padrões de segurança, levando as autoridades a estender as zonas de segurança pós-pista que estão livres de grandes obstáculos.

    O ministério dos transportes disse que garantirá uma área de segurança de pista de 240 metros de comprimento em todos os aeroportos para atender a todos os regulamentos relevantes.

    A área no aeroporto de Muan tinha cerca de 200 metros de comprimento antes do acidente.

    A polícia disse separadamente que Son Chang-wan, o ex-presidente da estatal Korea Airports Corporation que estava no cargo quando a estrutura do aeroporto de Muan foi reformada, foi encontrado morto em sua casa na terça-feira (21), em um aparente suicídio.

    Son não estava sob investigação sobre o acidente de avião e não foi intimado para interrogatório sobre isso, disse um policial.

    O fechamento do aeroporto de Muan foi estendido até 18 de abril, comunicou o ministério dos transportes no sábado.

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