Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Conheça a ETH Zurique, universidade suíça onde Einstein estudou

    Universidade é considerada a sétima melhor do mundo, atrás apenas de instituições britânicas e norte-americanas

    Cleberson Santoscolaboração para a CNN

    A ETH Zurique, ou Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, é uma das instituições acadêmicas mais prestigiadas e reconhecidas globalmente, destacando-se pela excelência em ensino, pesquisa e inovação tecnológica.

    Fundada em 1855, a ETH (na época chamada de Polythecnic) foi inaugurada pelo governo suíço com o objetivo de potencializar o desenvolvimento industrial na região dos Alpes.

    A instituição é conhecida principalmente por conta do ex-aluno mais famoso, o físico alemão Albert Einstein. Ele estudou na ETH entre 1896 e 1900, antes de desenvolver a famosa Teoria da Relatividade.

    A ETH Zurique oferece programas de graduação e pós-graduação em áreas como engenharia, ciências naturais, matemática, ciência da computação, arquitetura e ciências sociais, que fazem parte dos 16 departamentos em que a universidade se divide.

    Conheça abaixo um pouco mais sobre uma das universidades mais respeitadas da Europa:

    Alunos ilustres

    Além de Albert Einstein, que dispensa apresentações, a ETH conta também com 22 laureados com o Prêmio Nobel nas áreas de química, física e medicina. O mais recente deles é Didier Queloz, Nobel de Física em 2019 por conta da descoberta de um planeta que orbita em torno de uma outra estrela fora do sistema solar.

    Também destaca-se entre os ex-alunos da ETH o co-fundador do aplicativo Duolingo. Severin Hacker se formou-se em ciência da computação e desenvolveu o aplicativo durante um período de estudos na Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos.

    Co-fundador do Duolingo, Severin Hacker (à esquerda) foi aluno da ETH Zurique • Divulgação

    Desempenho nos rankings

    De acordo com a última atualização do ranking da Times Higher Education, a ETH Zurique é a 11ª melhor universidade do mundo, atrás somente de instituições norte-americanas e britânicas.

    Levando em conta o desempenho entre os cursos de ciência de computação, a ETH aparece em 5º lugar, e em 9º entre os cursos de física.

    Já no ranking da QS World Universities, a ETH aparece como sétima melhor universidade do mundo, sendo a segunda em termos de sustentabilidade.

    ETH Zurique está no top 5 melhores instituições da Europa • ETH Zurique

    Ensino bilíngue

    A Suíça tem como línguas oficiais o alemão, o francês, o alemão e o romanche. Porém, dessas quatro, a que predomina na ETH Zurique é o alemão. Este é o idioma oficial das aulas de graduação na instituição.

    Porém, na maioria dos programas de mestrado e doutorado, as aulas são em inglês. Alguns são tanto em inglês quanto em alemão. É preciso que o aluno verifique qual o idioma exigido pelo curso antes de se candidatar em qualquer programa de pós-graduação da universidade.

    Estrangeiros em ETH Zurich

    De acordo com a instituição, 33% dos alunos são estrangeiros, principalmente nos cursos de mestrado e doutorado. O ranking da THE reporta um número maior, afirmando que dos mais 22 mil alunos da ETH Zurich, 44% não são da Suíça.

    A universidade mantém parcerias com os países para viabilizar bolsas de estudos para alunos interessados em estudar na Suíça. Em novembro, foi aberto o Programa de Bolsas de Estudo e Oportunidades de Excelência, para estudantes de mestrado. Os alunos aprovados recebem um apoio financeiro para cobrir gastos com estudo e moradia no país.

    Mulheres na ETH Zurique

    Desde a fundação em 1855 que a ETH permite que mulheres possam frequentar as aulas na universidade. Porém, a primeira aluna da instituição matriculou-se somente anos depois, em 1871. Trata-se da russa Nadezda Smeckaja, que estudou engenharia mecânica.

    Hoje, 33% dos alunos da universidade são mulheres, marca que a instituição deseja aumentar até chegar a um nível igualitário. A instituição oferece bolsas exclusivamente para alunas e ajuda de custo para mães que estejam com pesquisa em andamento por lá.

    Polyball

    Um dos eventos mais prestigiados que acontece no prédio principal do ETH Zurique. Trata-se do maior baile decorado de toda a Europa, atraindo anualmente milhares de pessoas. O Polyball existe desde 1880, sendo tão tradicional quanto a própria universidade.

    Este evento, que acontece sempre no final de novembro, segue a tradição dos bailes clássicos que costumam aparecer nos filmes e possui um dress code rígido. Na edição de 2024, que teve como tema a mitologia grega, o Polyball contou com 18 palcos e mais 25 bandas e DJs, além de cassino, cinema e restaurantes.

    Confira países da Europa com bolsas de estudo para brasileiros

    Tópicos