Imigrantes no México têm entrevistas canceladas após posse de Trump
Aplicativo que permitia a entrada legal nos Estados Unidos para se apresentar em um posto na fronteira foi bloqueado


Imigrantes na cidade fronteiriça mexicana de Piedras Negras expressaram preocupação com a posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na segunda-feira (20).
Enquanto Trump estava tomando posse, a imigrante hondurenha Denia Alvarado recebeu um e-mail dizendo que seu agendamento no aplicativo CBP One para esta terça-feira (21) havia sido cancelado.
O CBP One permitia que imigrantes entrassem legalmente nos Estados Unidos para se apresentar em um posto de entrada na fronteira.
Ela e seus dois filhos esperaram mais de um ano no México para que a data da entrevista chegasse.
Alvarado fugiu de Honduras após receber várias ameaças de morte. Ela explicou que esperava receber refúgio nos Estados Unidos para proporcionar um futuro melhor para seus filhos.
Em várias cidades na fronteira o México, os imigrantes relataram que seus agendamentos no CBP One de Biden foram cancelados logo após Trump assumir o cargo.
Cerca de 280 mil pessoas estavam acessando o aplicativo diariamente para garantir um agendamento desde 7 de janeiro.
A imigrante venezuelana Carolina Palmares é outra pessoa que esperou ansiosamente para ver se sua entrevista desta terça-feira (21) seria cancelada ou não.
“Agora que Donald Trump foi empossado, tantas coisas estão acontecendo, não sabemos qual é a situação”, comentou.
A vigilância na costa mexicana do Rio Grande, conhecido como Rio Bravo no México, permaneceu baixa, com uma dúzia de soldados patrulhando nas proximidades.
No lado americano da fronteira, agentes da Patrulha da Fronteira estavam posicionados quase a cada 50 metros na área abaixo das pontes internacionais.
Aplicativo de agendamento para imigrantes é encerrado
Autoridades da Segurança Interna dos Estados Unidos pontuaram que o aplicativo é uma forma de ajudar a reduzir as travessias ilegais de imigrantes ao fornecer uma maneira organizada de entrar nos Estados Unidos.
Com o encerramento do aplicativo na segunda-feira (20) e as restrições de asilo em vigor, a fronteira está efetivamente fechada para requerentes de asilo — uma medida extraordinária.
Os agendamentos existentes foram cancelados, segundo o CBP.