Feriado de 20 de janeiro: conheça o dia de São Sebastião no Rio
Prefeitura do Rio de Janeiro organiza série de eventos para comemorar dia do padroeiro da cidade


A cidade do Rio de Janeiro comemora o dia de São Sebastião neste 20 de janeiro. Ele é considerado o padroeiro da capital fluminense.
Por lei, a data é feriado municipal no Rio e em outras cidades do país. Porém, a data não é feriado nacional.
A Prefeitura do Rio de Janeiro organiza uma série de eventos para comemorar o dia do padroeiro da cidade. As festividades começaram na última quinta-feira (16), quando a imagem peregrina de São Sebastião visitou o Centro Administrativo São Sebastião (Cass), na Cidade Nova.
Na cerimônia, o prefeito Eduardo Paes destacou a importância da data. “São Sebastião representa muito para a nossa cidade, para o espírito que os cariocas têm de luta e resiliência”.
Esta segunda-feira (20) já começou com a Corrida de São Sebastião, considerada uma das corridas mais tradicionais do Rio, realizada no Aterro do Flamengo.
A Prefeitura ainda preparou uma operação especial na cidade para a procissão de São Sebastião, que saiu da Igreja dos Capuchinhos, na Rua Haddock Lobo, no Rio Comprido, e tem como destino final a Catedral Metropolitana, na Avenida Chile, no Centro.
Quem foi São Sebastião?
São Sebastião foi um soldado cristão, nascido em Milão, na Itália, por volta do século III.
Ele chegou a ser considerado um dos oficiais favoritos do Imperador Diocleciano, mas nunca deixou de ser um cristão ativo. Por isso, foi denunciado e condenado à morte.
Amarrado a um tronco, foi atingido por flechas, mas se salvou. São Sebastião se recuperou e se apresentou novamente ao imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos e o acusando de inimigo do Estado.
Diocleciano ordenou que os guardas o açoitassem até a morte, em 20 de janeiro do ano 288.