Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Brasil Money

    Inflação ao produtor nos EUA tem alta moderada em dezembro

    O Índice de Preços ao Produtor subiu 0,2% em relação ao mês anterior e 3,3% no ano encerrado em dezembro

    Alicia Wallaceda CNN*

    A inflação no atacado aumentou ainda mais no final de 2024, um sinal de que as pressões sobre os preços estão aumentando em um momento em que o presidente eleito Donald Trump ameaça lançar uma série substancial de tarifas.

    O Índice de Preços ao Produtor, que mede a variação média nos preços pagos aos produtores dos EUA por bens e serviços, subiu 0,2% em relação ao mês anterior e 3,3% no ano encerrado em dezembro, de acordo com dados do Bureau of Labor Statistics divulgados na terça-feira (14).

    Embora a taxa anual do PPI esteja em seu ponto mais alto desde fevereiro de 2023, os preços não subiram tanto quanto o esperado. Os economistas esperavam que o PPI subisse 0,3% na base mensal e passasse para 3,4% anualmente.

     

    Custos de energia

    Um aumento nos custos de energia foi o culpado por trás do aumento mensal, segundo o relatório. Os preços de energia no atacado subiram 3,5% no mês, elevando os preços dos bens e o índice geral.

    Em novembro, os preços subiram 0,4% no mês — impulsionados em parte pelo aumento nos preços dos ovos — e 3% ao ano.

    Uma medida de inflação subjacente observada de perto não se mexeu muito em dezembro: o IPP básico, que exclui os preços voláteis de alimentos e energia, manteve-se estável em relação a novembro e permaneceu em 3,5% ao ano.

    “A calmaria antes da tempestade”

    O relatório positivo do PPI de terça-feira pode ser meramente “a calmaria antes da tempestade”, alertou o economista Chris Rupkey da FwdBonds.

    O presidente eleito Donald Trump ameaçou lançar uma série de tarifas altas sobre os principais parceiros comerciais dos EUA, alimentando temores de que custos mais altos serão repassados ​​aos consumidores americanos.

    “Uma pequena vitória hoje na frente da inflação, e são as políticas do novo presidente eleito que podem continuar o progresso da inflação ou piorá-la”, escreveu Rupkey em comentário emitido na terça-feira.

    Alívio a caminho para os preços dos ovos?

    Os dados mensais podem ser bastante voláteis, mas o relatório do PPI de terça-feira mostrou que algum alívio pode estar chegando aos consumidores no que diz respeito aos ovos.

    Em dezembro, os preços de atacado de ovos para uso fresco subiram apenas 0,5% em relação ao mês anterior. Eles haviam disparado 55,6% em novembro.

    Uma gripe aviária altamente contagiosa e mortal devastou granjas de frango, levando à escassez de ovos e preços mais altos para os consumidores. Esses problemas foram exacerbados durante a recente temporada de férias, quando os ovos estão em maior demanda.

    O preço médio de uma dúzia de ovos de qualquer tipo no final de dezembro era de US$ 4,33, um aumento de quase 25% em relação ao início de novembro, de acordo com dados da Nielsen IQ fornecidos pelo American Egg Board.

    E isso se soma ao que já foi um aumento surpreendente ao longo do ano: os preços dos ovos subiram 37,5% ano a ano em novembro , segundo o Consumer Price Index daquele mês.

    O IPC de dezembro será divulgado na quarta-feira de manhã e deve refletir parte do aumento de 55,6% nos preços dos ovos visto pelos produtores em novembro, disse Daco, da EY-Parthenon.

    “Será um ponto de pressão para o IPC [quarta-feira]”, disse Daco sobre o indicador de inflação que captura as mudanças de preços de uma ampla cesta de bens e serviços comumente adquiridos pelos consumidores.

    Economistas esperam que o IPC de dezembro suba 0,3% na base mensal, semelhante ao ritmo visto em novembro, e que a taxa anual suba 0,1 ponto percentual para 2,8%, de acordo com estimativas de consenso da FactSet.

    “Os dados de dezembro serão provavelmente carregados por preços mais altos de energia, preços mais altos de ovos e, então, potencialmente, uma pequena recuperação — nada importante, nada alarmante — mas um custo de moradia um pouco mais alto da inflação do que o que vimos no passado”, disse ele.

    Mas para os consumidores, com base no que o PPI está mostrando, esses choques de preços podem diminuir em um futuro próximo, ele acrescentou.

    “Não é como se os preços dos ovos fossem aumentar em um ritmo acelerado para sempre”, disse Daco. “Você tem o aumento nos preços uma vez, e isso é realmente uma redefinição nos preços. Mas você não tem isso mês após mês após mês.”

    Tragédias naturais mataram 11 mil e custaram R$ 2 trilhões em 2024

    *Em atualização

    Tópicos