Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Larissa Rodrigues
    Blog

    Larissa Rodrigues

    Acompanha de perto as articulações do Congresso com o Executivo e como a relação entre os Poderes interfere na vida da população e na economia do país

    Fake news sobre pix assusta governo, que teme impacto e cobra reação

    Presidente discute resposta com Secom e Fazenda; Planalto vê potencial reflexo na popularidade

    Em um dia de agenda cheia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem aproveitado as reuniões com ministros, secretários e líderes do governo no Congresso Nacional para cobrar novas estratégias para combater as fake news, que se espalharam nos últimos dias, sobre a taxação do Pix.

    Segundo relatos, em reunião na manhã desta segunda (13) com o novo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Sidônio Palmeira, Lula voltou a tocar no assunto.

    O entendimento do presidente é que, se não forem desmentidas, as notícias podem prejudicar ainda mais a popularidade do governo.

    Sidônio teria concordado com o potencial “catastrófico” dessas notícias falsas sobre a taxação em caso de pagamentos usando o pix.

    O ministro teria se comprometido a seguir com ações visando às redes sociais do governo.

    A expectativa ainda é que parlamentares e petistas com muitos seguidores possam compartilhar os materiais.

    Fontes disseram à CNN que o assunto uniu, pela primeira vez em meses, as alas econômica e política do governo.

    Lula tem discutido também com o Ministério da Fazenda a necessidade de que Fernando Haddad volte a desmentir o assunto, assim como em vídeo divulgado pelo ministro no fim da semana passada.

    As notícias falsas sobre a taxação do pix começaram a se espalhar após a Receita Federal divulgar uma normativa visando receber informações sobre transações financeiras acima de R$ 5 mil mensais para pessoas físicas.

    Tópicos