Todas as regiões do Brasil estão em alerta para chuvas intensas, segundo Inmet
Avisos são válidos para este sábado e domingo e variam entre perigo potencial e perigo para os temporais


Todas as regiões do Brasil estão em alerta para chuvas intensas neste final de semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Os alertas são válidos para este sábado e domingo e variam entre perigo potencial e perigo para os temporais.
O instituto divide os avisos em três níveis de severidade: perigo potencial (amarelo), perigo (laranja) e grande perigo (vermelho).
O Nordeste e o Centro-Oeste devem ser as regiões mais prejudicadas. Grande parte dos estados estão sob alerta laranja para as chuvas, que podem chegar a 100 milímetros por dia.
Essas regiões também podem sofrer com ventos intensos de até 100 km/h, com risco de queda de galhos de árvores, alagamentos e cortes de energia elétrica.
O mapa do Inmet mostra as marcas de alerta que abrangem as cinco regiões brasileiras. Veja abaixo:

A região Norte também deve ser impactada pelas chuvas, com um alerta de perigo potencial válido até a manhã deste sábado, mas que pode ser estendido. Ao todo, 3.876 municípios podem ser afetados.
Por outro lado, os estados de São Paulo e Espírito Santo estão sem previsão de chuva para o final de semana, por enquanto, segundo o Inmet.
O litoral paulista sofreu com fortes chuvas nos últimos dias. Nas últimas 72 horas, a cidade de Peruíbe registrou 280 milímetros de chuva, de acordo com a Defesa Civil estadual.
Neste momento, 465 pessoas estão abrigadas em três locais estabelecidas pela Prefeitura do município. A Defesa Civil que a água das enchentes começou a baixar.
O Espírito Santo também foi prejudicado pelos temporais. Entre essa quarta (8) e quinta-feira (9), foram registradas 122 milímetros de chuva em Serra, na Grande Vitória.