Homem é preso com ajuda de inteligência artificial após invadir escola no ES
Essa foi a primeira prisão com apoio de tecnologia no estado; câmeras de reconhecimento são usadas desde 2024


Um homem foi preso dentro de uma escola, nesse domingo (5), em Vitória. O sistema de inteligência artificial, integrado às câmeras de monitoramento da Guarda Civil Municipal, identificou o suspeito na instituição de ensino e acionou as autoridades. A ação levou à primeira prisão decorrente da utilização desta ferramenta no estado.
Um novo sistema adotado na segurança pública, recém-instalado na unidade de ensino, detectou movimentação em um momento atípico, fora do horário de funcionamento da unidade escolar. A central de monitoramento da Guarda recebeu um alerta da inteligência artificial, confirmou a invasão e enviou uma equipe para o local, que realizou a abordagem do suspeito.
O caso aconteceu na Escola Municipal Aristóbulo Barbosa Leão, no bairro Bento Ferreira, onde os guardas encontraram o suspeito danificando um aparelho de ar-condicionado com o objetivo de retirar peças de cobre. De acordo com a Guarda de Proteção Comunitária (GPC), o material, juntamente com uma marreta, uma serra e uma faca, estava dentro de uma mochila.
O suspeito detido apresentou um nome falso aos guardas. Contudo, a equipe identificou o nome verdadeiro e verificou que ele possuía cinco passagens por furto, uma por roubo e uma por lesão corporal. O suspeito foi conduzido à Delegacia Regional de Vitória.
Primeira prisão utilizando tecnologia de reconhecimento no ES
A Guarda Civil Municipal de Vitória utiliza inteligência artificial em conjunto com câmeras de monitoramento desde o ano passado. Segundo o secretário Boni, o sistema é capaz de identificar comportamentos incomuns e acionar as autoridades de forma mais rápida, como, por exemplo, em casos de acidentes. Também consegue detectar atividades suspeitas e realizar buscas de veículos com queixas de roubo ou envolvidos em delitos.
“É um sistema extremamente moderno e que amplia a capacidade operacional da Guarda de Vitória, consequentemente, gerando maior sensação de segurança aos moradores e visitantes da capital. É um recurso que poucas instituições possuem e que devemos ampliar ainda mais este ano”, detalhou Amarílio Boni.
Atualmente, o sistema está integrado em 104 câmeras, distribuídas nas nove regiões administrativas da capital. A central de monitoramento da Guarda de Vitória é responsável pela gestão de 1.118 câmeras em toda a cidade.