Academia confirma “Ainda Estou Aqui” na disputa pelo Oscar 2025
Dois dias antes do início da votação para os indicados, a Academia confirma a elegibilidade do filme brasileiro estrelado por Fernanda Torres, vencedora do Globo de Ouro


“Ainda Estou Aqui” poderá competir no Oscar 2025. Nesta segunda-feira (6), a Academia divulgou a lista completa das produções inscritas na categoria de Melhor Filme, garantindo a essas obras a chance de disputar a premiação.
Segundo o órgão, 323 longas-metragens estão elegíveis para o próximo Oscar. No entanto, 116 títulos não se qualificam para disputar a categoria de Melhor Filme.
Para serem elegíveis, as regras da Academia exigem que “os longas-metragens devem ser exibidos em uma sala de cinema comercial localizada em pelo menos uma das seis principais áreas metropolitanas dos EUA, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024, com um período mínimo de exibição de sete dias consecutivos no mesmo local. Além disso, os filmes devem ter duração superior a 40 minutos.”
De acordo com os critérios da organização, “Ainda Estou Aqui” estará entre os filmes elegíveis para votação na categoria de Melhor Filme. O processo de votação para definir os indicados ao Oscar começa nesta quarta-feira (8) e termina em 12 de janeiro.
Vale lembrar que, no final de dezembro, “Ainda Estou Aqui” avançou para a Fase 2 da votação para Melhor Filme Internacional. Veja quais são os rivais do filme na categoria.
“Ainda Estou Aqui” é adaptação do livro homônimo escrito por Marcelo Rubens Paiva, conhecido pelo livro “Feliz Ano Velho” — um grande sucesso de vendas nos anos 1980.
A história se passa na década de 1970, no período mais intenso da ditadura militar no Brasil, e acompanha a trajetória da família Paiva, composta por Rubens (interpretado por Selton Mello), Eunice (vivida por Fernanda Torres, em atuação vencedora do Globo de Ouro) e seus filhos.
Os indicados ao Oscar 2025 serão anunciados em 17 de janeiro.
Fernanda Torres vai ser indicada ao Oscar? Confira suas concorrentes
- 1 de 8
Fernanda Torres por "Ainda Estou Aqui" • Reproduzido por TMDB
- 2 de 8
Mikey Madison por "Anora" • Divulgação
- 3 de 8
Marianne Jean-Baptiste por "Hard Truths" • Divulgação
-
- 4 de 8
Angelina Jolie por "Maria Callas" • Divulgação
- 5 de 8
Cynthia Erivo por "Wicked" • Reprodução/YouTube/Universal Pictures
- 6 de 8
Demi Moore por "A Substância" • Divulgação/Imagem Filmes
-
- 7 de 8
Nicole Kidman por "Babygirl" • Divulgação/ A24
- 8 de 8
Karla Sofía Gascón por "Emilia Pérez" • Divulgação
“Ainda Estou Aqui” bate marca de 1 milhão de espectadores nos cinemas