Brasil anuncia ingresso formal da Indonésia como membro pleno dos Brics
Entrada foi aprovada "em consonância com os princípios orientadores, critérios e procedimentos da expansão do quadro de membros acordados" em cúpula de 2023


O Ministério das Relações Exteriores do Brasil anunciou nesta segunda-feira (6) o ingresso formal da Indonésia como membro pleno dos Brics.
A candidatura do país asiático recebeu o aval dos integrantes do bloco das maiores economias em desenvolvimento em agosto de 2023, durante a Cúpula de Joanesburgo, na África do Sul.
Segundo o governo brasileiro, a Indonésia comunicou que tinha interesse em entrar no grupo somente após a formação de um novo governo depois das eleições presidenciais de 2024.
Prabowo Subianto, ex-general de 73 anos, assumiu a Presidência do país em 20 de outubro do ano passado.
Ainda de acordo com a nota do Itamaraty, os países do Brics aprovaram o ingresso da Indonésia por consenso, “em consonância com os princípios orientadores, critérios e procedimentos da expansão do quadro de membros acordados em Joanesburgo”.
“O governo brasileiro saúda o governo indonésio por seu ingresso no BRICS. Detentora da maior população e da maior economia do Sudeste Asiático, a Indonésia partilha com os demais membros do grupo o apoio à reforma das instituições de governança global e contribui positivamente para o aprofundamento da cooperação do Sul Global”, comentou a chancelaria brasileira.
O Brasil assumiu a presidência dos Brics em 1° de janeiro deste ano, posição que ocupará até o final de 2025.