Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Líderes mundiais reagem à morte do ex-presidente dos EUA Jimmy Carter

    Democrata foi ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2002: informação da morte foi confirmada pelo Carter Center neste domingo (29)

    Da Reuters

    Líderes mundiais e políticos dos Estados Unidos reagiram à notícia de que o ex-presidente americano Jimmy Carter, morreu aos 100 anos neste domingo (29).

    Carter já recebeu o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho humanitário e enquanto presidente intermediou a paz entre Israel e Egito.

    A informação da morte do ex-presidente dos EUA foi confirmada pelo Carter Center, dizendo que ele veio a óbito em Plains, na Geórgia, ao lado de sua família.

    Presidente dos EUA Joe Biden e primeira-dama Jill Biden

    Em uma nota publicada nas redes sociais, o presidente dos Estados Unidos Joe Biden e a primeira-dama Jill Biden escreveram:

    “Hoje, a América e o mundo perderam um líder, estadista e humanitário extraordinário. Ao longo de seis décadas, tivemos a honra de chamar Jimmy Carter de um querido amigo. Mas, o que é extraordinário sobre Jimmy Carter, no entanto, é que milhões de pessoas em toda a América e no mundo que nunca o conheceram também o consideravam um querido amigo.”

    Presidente eleito dos EUA Donald Trump

    O presidente eleito Donald Trump disse que a nação tem uma “dívida de gratidão” com o ex-presidente Jimmy Carter após a morte do democrata neste domingo.

    “Acabei de ouvir as notícias sobre o falecimento do presidente Jimmy Carter. Aqueles de nós que tiveram a sorte de servir como presidente entendem que este é um clube muito exclusivo, e somente nós podemos nos relacionar com a enorme responsabilidade de liderar a maior nação da história”, escreveu Trump em uma publicação nas redes sociais.

    “Os desafios que Jimmy enfrentou como presidente chegaram em um momento crucial para o nosso país e ele fez tudo o que estava ao seu alcance para melhorar a vida de todos os americanos. Por isso, todos nós temos uma dívida de gratidão com ele”, ele continuou.

    “Melania e eu estamos pensando calorosamente na família Carter e seus entes queridos durante este momento difícil. Pedimos a todos que os mantenham em seus corações e orações.”, Trump disse.

    Políticos americanos

    • Ex-presidente dos EUA George W. Bush: “Laura e eu enviamos nossas sinceras condolências a Jack, Chip, Jeff, Amy e toda a família Carter. James Earl Carter Jr. era um homem de convicções profundas. Ele era leal à sua família, sua comunidade e seu país. O presidente Carter dignificou o cargo. E seus esforços para deixar para trás um mundo melhor não terminaram com a presidência. Seu trabalho com a Habitat for Humanity e o Carter Center estabeleceu um exemplo de serviço que inspirará os americanos por gerações.”
    • Ex-presidente dos EUA Bill Clinton e ex-secretária de Estado Hillary Clinton: “Do seu compromisso com os direitos civis como senador estadual e governador da Geórgia; aos seus esforços como presidente para proteger nossos recursos naturais no Refúgio Nacional de Vida Selvagem do Ártico, fazer da conservação de energia uma prioridade nacional, devolver o Canal do Panamá ao Panamá e garantir a paz entre Egito e Israel em Camp David; aos seus esforços pós-presidenciais no Carter Center apoiando eleições honestas, promovendo a paz, combatendo doenças e promovendo a democracia; à sua devoção e trabalho duro e de Rosalynn na Habitat for Humanity — ele trabalhou incansavelmente por um mundo melhor e mais justo.”
    • Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken: “Ao longo de décadas de serviço público, o presidente Carter personificou integridade, compaixão e um compromisso com o avanço da liberdade, segurança e bem-estar dos outros. Ele canalizou esse espírito em sua política externa, desde a negociação do retorno do Canal do Panamá ao seu país anfitrião, até o desenvolvimento de acordos de controle de armas com a União Soviética. E ele o levou a todas as suas trocas e conversas, de chefes de estado a cidadãos comuns. O presidente Carter também nos mostrou o que pode ser alcançado por meio de diplomacia incansável e baseada em princípios, mediando um acordo histórico com Israel e Egito que ajudou a forjar a paz entre duas nações que passaram décadas em guerra. Seus esforços são um lembrete importante do que é possível, especialmente em meio a conflitos e sofrimentos renovados na região.”
    • Vice-presidente eleito dos EUA JD Vance: “Jimmy Carter dedicou sua vida a servir este país. Nossos pensamentos e orações vão para seus entes queridos. Que ele descanse em paz.”
    • Vice-presidente dos EUA Kamala Harris: “O presidente Jimmy Carter foi guiado por uma fé profunda e rigorosa – em Deus, na América e na humanidade. A vida de Jimmy Carter é um testamento do poder do serviço — como tenente da Marinha dos Estados Unidos, 76º governador da Geórgia e 39º presidente dos Estados Unidos. Ele lembrou à nossa nação e ao mundo que há força na decência e na compaixão”.
    • Líder da maioria do Senado Chuck Schumer: “Hoje, lamentamos a perda de um dos nossos servidores públicos mais humildes e dedicados, o presidente Jimmy Carter. O presidente Carter personificou o verdadeiro significado da liderança por meio do serviço, da compaixão e da integridade. De seu legado como presidente, à sua dedicação para melhorar os direitos humanos em todo o mundo e seus esforços incansáveis ​​ao lado de sua esposa Rosalynn, na construção de um mundo melhor por meio da Habitat for Humanity, ele inspirou milhões com seu compromisso inabalável com a justiça e a igualdade.”
    • Presidente da Câmara dos EUA Mike Johnson: “Hoje, os pensamentos dos americanos e as orações do Congresso são elevados em nome da família Carter. A história do presidente Carter foi de origens humildes, e sua vida é um testemunho das oportunidades ilimitadas disponíveis nesta grande nação. Por causa de seu trabalho na intermediação dos Acordos de Camp David e sua defesa com a Habitat for Humanity, o mundo é um lugar mais pacífico, e mais americanos têm um lugar para chamar de lar. Ninguém pode negar que o presidente Carter levou uma vida extraordinária de serviço ao seu país. Que ele descanse em paz.”
    Ex-presidente dos EUA Jimmy Carter em janeiro de 2012 • 12/01/2012 REUTERS/Amr Abdallah Dalsh

    Líderes mundiais

    • Presidente do Egito Abdel Fattah Al-sisi: “Neste momento de tristeza, estendo minhas sinceras condolências à família do ex-presidente americano Jimmy Carter, bem como ao presidente e ao povo dos Estados Unidos da América. Seu papel significativo na obtenção do acordo de paz entre o Egito e Israel permanecerá gravado na história, e seu trabalho humanitário exemplifica um alto padrão de amor, paz e fraternidade. Seu legado duradouro garante que ele será lembrado como um dos líderes mais proeminentes do mundo a serviço da humanidade.”
    • Presidente da França Emmanuel Macron: “Ao longo de sua vida, Jimmy Carter tem sido um firme defensor dos direitos dos mais vulneráveis ​​e tem lutado incansavelmente pela paz. A França envia seus sinceros pensamentos à sua família e ao povo americano.”
    • Presidente da Venezuela Nicolás Maduro: “A República Bolivariana da Venezuela lamenta a morte do ex-presidente dos Estados Unidos da América, Jimmy Carter, e apresenta as suas mais sinceras condolências à sua família e amigos. O antigo presidente Carter era um homem de compromisso comprovado com a paz e o diálogo. As suas contribuições para a política global e a sua dedicação à paz deixaram uma marca inapagável no mundo.”
    • Primeiro-ministro do Canadá Justin Trudeau: “O legado de Jimmy Carter é de compaixão, gentileza, empatia e trabalho duro. Ele serviu aos outros em casa e ao redor do mundo durante toda a sua vida — e ele amava fazer isso. Ele sempre foi atencioso e generoso com seus conselhos para mim. Minhas mais profundas condolências à família Carter, seus muitos entes queridos e ao povo americano que está de luto por um ex-presidente e um humanitário de longa data. Que seu serviço altruísta continue a nos inspirar pelos próximos anos.”
    • Primeiro-ministro britânico Keir Starmer: “Fiquei muito triste ao saber do falecimento do presidente Carter e gostaria de prestar homenagem às suas décadas de serviço público altruísta. Sua presidência será lembrada pelos históricos Acordos de Camp David entre Israel e Egito, e foi essa dedicação vitalícia à paz que o fez receber o prêmio Nobel da Paz. Motivado por sua forte fé e valores, o presidente Carter redefiniu a pós-presidência com um compromisso notável com a justiça social e os direitos humanos em casa e no exterior.”
    • Secretário-geral da ONU António Guterres: “Estou profundamente triste ao saber do falecimento do 39º Presidente dos Estados Unidos, Sr. James Earl ‘Jimmy’ Carter, Jr.. Estendo minhas mais profundas condolências à família Carter, ao governo e ao povo dos Estados Unidos. A liderança do Presidente Carter contribuiu significativamente para a paz e a segurança internacionais, incluindo os emblemáticos Acordos de Camp David, o Tratado SALT II e os Tratados do Canal do Panamá. O compromisso do Presidente Carter com a paz internacional e os direitos humanos também encontrou plena expressão depois que ele deixou a presidência. Desempenhou um papel fundamental na mediação de conflitos, na monitorização de eleições, na promoção da democracia e na prevenção e erradicação de doenças. Estes e outros esforços valeram-lhe o Prêmio Nobel da Paz em 2002 e ajudaram a fazer avançar o trabalho das Nações Unidas. O Presidente Carter será lembrado pela sua solidariedade para com os vulneráveis, pela sua graça permanente e pela sua fé inabalável no bem comum e na nossa humanidade comum. O seu legado como pacificador, defensor dos direitos humanos e humanitário perdurará.”
    • Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky: “Expressamos as nossas mais sinceras condolências ao povo americano e à família do ex-presidente dos EUA Jimmy Carter pelo seu falecimento. Ele foi um líder que serviu em uma época em que a Ucrânia ainda não era independente, mas o seu coração permaneceu firmemente conosco na nossa luta contínua pela liberdade. Apreciamos profundamente o seu firme compromisso com a fé cristã e os valores democráticos, bem como o seu apoio inabalável à Ucrânia. Ele dedicou sua vida à promoção da paz no mundo e à defesa dos direitos humanos. Hoje, lembremo-nos: a paz é importante, e o mundo deve permanecer unido na oposição àqueles que ameaçam estes valores. Que sua memória seja eterna.”
    • Rei Charles III da Inglaterra: “Foi com grande tristeza que tomei conhecimento da morte do ex-presidente Carter. Ele era um servidor público comprometido e dedicou sua vida à promoção da paz e dos direitos humanos. A sua dedicação e humildade serviram de inspiração para muitos, e lembro-me com grande carinho da sua visita ao Reino Unido em 1977. Os meus pensamentos e orações estão com a família do Presidente Carter e com o povo americano neste momento.”
    • Chanceler alemão Olaf Scholz: “Unimo-nos aos nossos amigos americanos no luto pela perda do seu ex-presidente Jimmy Carter. Os EUA perderam um combatente empenhado na democracia. O mundo perdeu um grande mediador para a paz no Oriente Médio e para os direitos humanos.”
    • Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning: “A China expressa profundas condolências pelo falecimento do ex-presidente dos EUA Jimmy Carter. O ex-presidente Carter foi um importante promotor e tomador de decisões no estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e os Estados Unidos. Ao longo dos anos, ele fez contribuições significativas para o desenvolvimento das relações China-EUA e para a amizade entre os dois países, o que elogiamos fortemente.”

    Tópicos