Helder Barbalho é reeleito para presidir Consórcio Amazônia Legal em 2025, ano da COP30
Governador do Pará ficará no cargo por mais um ano; este será o terceiro mandato do paraense no comando do colegiado


O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), foi reeleito, por unanimidade, presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL) nesta quinta-feira (26).
Barbalho ficará no cargo por mais um ano. Este será o terceiro mandato do paraense no comando do colegiado.
A eleição aconteceu virtualmente e teve apoio de todos os sete governadores dos estados da região Norte, mais Maranhão e Mato Grosso.
Com a reeleição, Barbalho irá presidir a Amazônia Legal no ano em que ocorrerá a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). O evento acontece em novembro de 2025, na capital paraense.
Amazônia Legal
Nove estados formam o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, são eles: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
O Consórcio tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal, de forma integrada e cooperativa. A finalidade é ser referência global em articulação, estratégia e governança, para transformar a região em um local globalizado e sustentável até 2030.