No Natal, Papa Francisco pede “harmonia social” na Venezuela, Haiti e Nicarágua
Pontífice também pediu que haja "soluções efetivas" no continente americano como um todo


Durante mensagem de Natal nesta quarta-feira (25), o Papa Francisco pediu harmonia social em países como Haiti, Venezuela, Colômbia and Nicaragua.
”Que o Menino Jesus inspire as autoridades políticas e todas as pessoas de boa vontade do continente americano a encontrar o mais rápido possível soluções eficazes, na justiça e na verdade, para promover a harmonia social, particularmente no Haiti, Venezuela, Colômbia e Nicarágua”, pontuou.
“Que eles trabalhem, particularmente durante este Ano Jubilar, para promover o bem comum e respeitar a dignidade de cada pessoa, superando as divisões políticas”, adicionou.
Em seu discurso “Urbi et Orbi” (para a cidade e o mundo) do dia de Natal, Francisco mencionou também o conflito na Ucrânia diretamente e pediu “a ousadia necessária para abrir a porta para a negociação”.
Situação em Gaza “extremamente grave”
O Papa Francisco, que recentemente se tornou mais crítico da campanha militar de Israel na Faixa de Gaza, a chamando na semana passada de “crueldade”, também renovou seu apelo por um cessar-fogo na guerra na região e pela libertação dos reféns israelenses restantes mantidos pelo Hamas.
Ele chamou a situação em Gaza de “extremamente grave” e pediu que “as portas do diálogo e da paz (sejam) abertas”.