Butantan tem resultado promissor em vacina contra todos os sorotipos da Dengue
Instituto desenvolveu imunizante que promete proteção contra os quatro sorotipos da doença com apenas uma aplicação, diz Diretor do Butantan à CNN
O Instituto Butantan solicitou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o registro da primeira vacina contra a dengue em dose única do mundo. A informação foi confirmada por Gustavo Mendes, diretor do instituto, em entrevista ao Agora CNN.
Segundo Mendes, o desenvolvimento do imunizante levou cerca de uma década. “O Butantan começou esse desenvolvimento já há 10 anos atrás. Esses estudos precisam de um acompanhamento muito próximo e de um desenvolvimento muito cauteloso”, explicou.
A vacina, de acordo com o diretor, apresentou resultados promissores para todos os quatro sorotipos da dengue. “A gente sabe que a dengue é uma doença que tem quatro sorotipos, dengue 1, dengue 2, dengue 3, dengue 4, e a gente conseguiu um resultado que se mostrou promissor para todas essas variantes”, afirmou.
Dose única e eficácia prolongada
Um dos principais diferenciais da vacina desenvolvida pelo Butantan é a necessidade de apenas uma dose para a imunização. “É uma vacina que vai tomar uma vez só e não vai precisar tomar mais, porque a dengue não é uma doença que tem essa mutação e essa característica como outras, como a Covid ou a gripe”, destacou Mendes.
Os estudos realizados pelo instituto acompanharam os participantes por um período de cinco anos, demonstrando que a proteção se mantém durante esse tempo. “Nesse período a gente viu que as pessoas se mantêm protegidas”, ressaltou o diretor.
A entrega da documentação final à Anvisa marca uma etapa crucial no processo de aprovação da vacina. Mendes enfatizou a importância da parceria entre pesquisadores e voluntários, “Foi uma grande parceria que nós tivemos nesse sentido de desenvolvimento. Nós aqui no Brasil envolvemos uma série de pesquisadores que acompanharam as pessoas que tomaram a vacina, acompanharam se tiveram a presença da doença ou se teve caso grave”.
Caso aprovada, a vacina do Butantan pode representar um avanço significativo no combate à dengue, uma doença que afeta milhões de pessoas anualmente, especialmente em países tropicais como o Brasil.