Pneu de carro elétrico é diferente?
Especialista Boris Feldman explica por que pneus de veículos elétricos são diferentes dos convencionais e como isso impacta no desempenho e autonomia
Os carros elétricos estão revolucionando a indústria automotiva, mas poucos sabem que até mesmo os pneus desses veículos são diferentes dos carros a combustão. O especialista Boris Feldman esclarece as principais diferenças e peculiaridades dos pneus utilizados em carros elétricos.
Os pneus para veículos elétricos possuem características específicas para atender às exigências desse tipo de automóvel.
Feldman destaca três aspectos fundamentais:
1. Redução de ruído
Os pneus para carros elétricos são projetados para produzir menos ruído. Diferentemente dos veículos a combustão, não há o barulho do motor para mascarar o som dos pneus.
2. Menor atrito
O pneu deve oferecer o menor atrito possível, sem comprometer a aderência básica do veículo ao solo.
Essa característica é importante para preservar a autonomia da bateria, pois quanto maior o atrito, mais energia é necessária para movimentar o carro, reduzindo o alcance.
3. Resistência ao torque
O composto do pneu precisa ser capaz de resistir ao torque elevado dos motores elétricos. Isso evita o desgaste excessivo da borracha durante acelerações, quando as rodas tendem a derrapar.
Avanço da tecnologia
Feldman ressalta que, embora seja possível utilizar pneus convencionais em carros elétricos, os pneus específicos para esses veículos são mais adequados e eficientes. No entanto, ele alerta que os pneus especializados são mais difíceis de encontrar no mercado e, geralmente, têm um custo mais elevado.
A adoção de pneus específicos para carros elétricos é mais um exemplo de como a indústria automotiva está se adaptando às novas tecnologias e demandas de eficiência energética.
À medida que os veículos elétricos se tornam mais populares, é provável que mais inovações ocorram no setor, visando melhorar o desempenho e a autonomia desses automóveis.
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