Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cidade de Belo Horizonte pretende plantar 50 mil árvores em 2025

    Capital mineiras plantou mais de 35 mil árvores em 2024, número recorde para a cidade

    Alan Cardosoda CNN* , Em São Paulo

    A prefeitura de Belo Horizonte planeja plantar 50 mil árvores em 2025. A meta é reflexo do recorde batido em 2024, com o plantio de mais de 35 mil árvores.

    Em 2025 o projeto é ampliar o número de áreas verdes com a implementação dos parques Ciliar do Onça e Aterro, local do antigo aterro sanitário da cidade.

    A Avenida Antônio Carlos vai receber a segunda fase do corredor verde com o plantio em passeios e canteiros. Também foi estabelecida a meta de um corredor verde por ano.

    Agenda Verde de Belo Horizonte para 2025:

    • Plantio de 50 mil árvores
    • Segunda fase do corredor verde da Avenida Antônio Carlos
    • Implementação de 20 miniflorestas
    • Novo Parque Aterro no local do antigo aterro sanitário na BR-040
    • 50 refúgios climáticos e 100 novos jardins de chuva
    • Instalação de cinco novos meliponários, locais de colmeias da abelhas nativas sem ferrão
    • Novo Hospital Veterinário

    Agenda verde de 2024:

    A arborização bateu o recorde de plantios com cerca de 35 mil árvores. Um “Arvorômetro” foi criado para permitir que todos possam acompanhar os plantios feitos. A ferramenta se encontra na página da Secretaria do Meio Ambiente, dentro do Portal da PBH, na aba “Arvorômetro”.

    Foram entregues 12 miniflorestas, uma a mais que a meta inicial para o ano de 2024. As miniflorestas têm o papel de melhorar o microclima da região, absorvendo a água da chuva, redução na emissão de gases de efeito estufa, melhorando a qualidade do ar, além de contribuir para a expansão da biodiversidade no local.

    A gestão municipal ampliou o número de parques sob sua gestão com a criação de três novos espaços verdes, o parque Colinas, Cerrado e Mantiqueira.

    As melhorias ambientais trouxeram o título de “Cidade Árvore do Mundo” pelo programa Tree Cities Of The World, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que reconhece municípios com liderança em função de práticas arbóreas, como o manejo e preservação de árvores, florestas urbanas e espaços verdes.

    Para o secretário de Meio Ambiente, Gelson Leite, 2024 foi um ano muito positivo, marcado pela participação social. “A maior parte dos nossos resultados foi obtida graças ao empenho e à competência de nossos técnicos, mas também pela importante presença dos diversos segmentos da sociedade nas discussões. Dessa forma, vamos criando políticas públicas com a marca do belo-horizontino, de quem vive e gosta da cidade”, afirmou.

    *Sob supervisão

    Tópicos