Recuperação acima do esperado; veja detalhes da coletiva sobre alta de Lula
Assista à íntegra da coletiva de imprensa realizada pela equipe médica do presidente neste domingo (15)
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), teve alta hospitalar na manhã deste domingo (15). Durante coletiva de imprensa, a equipe médica responsável pelo tratamento do presidente deu detalhes sobre as orientações que devem ser seguidas por Lula a partir de agora.
De acordo com o médico pessoal da Presidência e apresentador do programa CNN Sinais Vitais, dr. Roberto Kalil Filho, Lula deverá ficar em São Paulo até a próxima quinta-feira (19), quando passará por uma nova tomografia de controle.
O próprio presidente apareceu de surpresa no local da coletiva para agradecer aos médicos.
Lula estava internado desde a noite de segunda-feira (9), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde foi submetido à uma craniotomia para drenagem de hematoma na cabeça, ainda em decorrência de uma queda que sofreu no banheiro do Palácio da Alvorada, em outubro.
De volta aos trabalhos
O presidente já pode voltar a trabalhar normalmente, segundo a sua equipe médica.
Lula afirmou que pretende fazer uma reunião ministerial ainda em 2024 e que avalia participar do Natal dos Catadores deste ano.
Restrições
Apesar de poder retornar aos trabalhos, a equipe médica estabeleceu algumas restrições e orientações que devem ser seguidas por Lula no próximo mês.
O dr. Kalil afirmou que os próximos dias serão de “mais cuidado”, de forma que “haverá restrição na quantidade de atividades”.
“Pode fazer reuniões, dentro de uma coerência para um paciente que teve uma hemorragia e pode voltar às atividades que o presidente requer”, disse.
Após a reavaliação na quinta-feira (19), se tudo correr dentro do previsto, Lula poderá retornar a Brasília.
Os médicos alertaram que o presidente pode viajar de avião em trajetos curtos e que viagens internacionais estão proibidas.
Recuperação
Os médicos explicaram que a recuperação de Lula ocorreu bem e até “acima do esperado”.
De acordo com Kalil, a cognição e a memória do presidente estão “perfeitas”, reforçando o que já havia dito anteriormente de que não há sequela decorrente dos procedimentos médicos realizados.
Lula aparece em coletiva
O presidente apareceu de surpresa durante a coletiva de imprensa realizada pela equipe médica neste domingo (15).
Lula, durante sua fala, agradeceu o apoio que recebeu durante seu período de internação e detalhou o acidente doméstico que sofreu no Palácio da Alvorada.
Sobre o dia em que se sentiu mal e foi encaminhado à sede do Sírio-Libanês em Brasília, disse que, naquele momento, acreditou que sua dor de cabeça era consequência de ter tomado sol.
Lula afirmou que se sentiu assustado ao ver a “quantidade de líquido” em sua cabeça, se referindo à hemorragia intracraniana localizada e que só foi se dar conta da gravidade da situação, depois que já tinha realizado a cirurgia.