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    Quase metade das pessoas pretende presentear no Natal, diz pesquisa

    Roupas, calçados e acessórios estão na mira dos brasileiros

    Marien Ramosda CNN

    Uma pesquisa da OLX com exclusividade para a CNN mostra que 47% das pessoas pretendem presentear alguém no Natal deste ano.

    Roupas, calçados e acessórios são os itens mais procurados por eles. Na sequência, alimentos, eletrônicos e celulares e itens para a casa também estão na mira dos compradores nesta data.

    Dentre eles, 30% irá desembolsar entre R$ 100,01 e R$ 200, enquanto 23% gastará uma quantia maior de R$ 200,01 e R$ 500, segundo a pesquisa.

    Neste ano, a percepção sobre o aumento dos preços é mais evidente. Mais da metade dos consumidores que compraram presentes em 2023 acreditam que os valores estão mais altos em 2024.

    Em meio a esse cenário, o mercado de produtos usados surge como uma alternativa para quem busca economizar sem abrir mão da qualidade, disse Flávio Passos, vice-presidente de Autos e Bens de Consumo do Grupo OLX.

    A pesquisa mostra que 23% dos entrevistados consideram a compra de itens usados para presentear neste Natal.

    Meios de pagamento e compras no Natal

    As lojas online são as principais fontes de pesquisa de preços para 67% da população. Em seguida, vem os estabelecimentos físicos, com 55%, enquanto os aplicativos de vendas ocupam a terceira posição, com 34%.

    Esse cenário mudou em comparação com 2023, quando os aplicativos foram a alternativa mais popular e as redes sociais corresponderam a 17% das escolhas.

    Esse movimento se deve à atratividade de promoções e descontos oferecidos no comércio eletrônico, indicado por 74% dos entrevistados, seguido da economia de tempo e afastamento de multidões e lojas físicas.

    Quanto aos meios de pagamento, cartão de crédito domina as compras natalinas, com 47%, seguido do Pix com 32%. Já o cartão de débito representa uma porcentagem menor de 12% e, por último, o dinheiro físico indicado por 8% das pessoas.

    E com o recebimento do 13º salário, quase metade dos entrevistados consideraram o seu uso para despesas.

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