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    Phelipe Siani
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    Phelipe Siani

    Empreendedor, palestrante e âncora na CNN Brasil desde 2019

    #CNNPop

    “Meu catálogo é meu maior patrimônio”, diz Rick Bonadio, produtor dos Mamonas

    Produtor musical e empresário é o convidado do No Lucro, da CNN, desta semana

    O produtor musical e empresário Rick Bonadio, 55, falou, durante entrevista ao No Lucro, da CNN, que seu catálogo musical é seu maior patrimônio e que não pretende vendê-lo.

    Mais conhecido por ter produzido o grupo Mamonas Assassinas e a banda Charlie Brown Jr., Bonadio disse que a coleção de músicas que assina como produtor contam “a história da sua vida”.

    “Já recebi propostas milionárias, mas nunca vendi, porque não se trata apenas de dinheiro”, explicou. “Para mim, isso vale muito mais do que qualquer valor em reais ou dólares.”

    “Minha vida é 100% música. O tempo passou tão rápido que nem percebi as porradas que tomei no caminho, mas cheguei aqui. Acumulei gerações que me conhecem e respeitam o que fiz. Isso é um privilégio imenso e, acima de tudo, fruto de trabalho e dedicação. A música me deu tudo o que tenho hoje”, acrescentou.

    Segundo Bonadio, o trabalho de um produtor musical “vai muito além de apertar botões”: “O produtor é como o técnico de um time de futebol. É o cara que organiza, que orienta o artista, desde os arranjos até o conceito visual. No estúdio, o artista fica vulnerável, e é ali que o produtor precisa ser o mentor, ajudando a extrair o melhor daquela música. É um trabalho de confiança e parceria.”

    Viver de música no Brasil

    O produtor explicou que a indústria musical no Brasil é um negócio arriscado, por isso é preciso refletir bem sobre suas decisões de investimento. “Você não consegue viver de quase acertos. Ou dá certo e você ganha muito, ou não dá e você perde tudo. Já perdi um milhão de dólares em um único projeto, mas nunca quebrei porque aprendi a equilibrar meu lado artístico com decisões empresariais”, falou.

    O maior sucesso de sua carreira, sem dúvidas, foram os Mamonas Assassinas: “Foram muito rápidos e muito fortes. Fazíamos oito, nove shows por semana. O cachê deles, na época, era o dobro do cachê mais alto que um artista brasileiro tem hoje. Atualizando, seria no mínimo um milhão de reais por show. Foi o maior sucesso da minha carreira, tanto em impacto quanto financeiramente. Eles me deram mais dinheiro do que qualquer outro artista.”

    “Hoje, o mercado da música está muito voltado para viralização. Mas viralizar não é o mesmo que construir uma carreira. A música boa é aquela que cria conexão, que faz o público esperar o próximo lançamento e lotar os shows. Essa é a diferença entre um artista de verdade e um produto de marketing que só faz sucesso momentâneo”, acrescentou Bonadio. “No final, a música de verdade é aquela que sobrevive e emociona as pessoas, não a que está na playlist por acaso.”

    No Lucro

    Com novos episódios a cada semana, o No Lucro tem a missão de abordar assuntos relevantes no universo das finanças com leveza e informação.

    No Lucro vai ao ar sempre às terças-feiras, às 12h, no canal da CNN Pop no YouTube, e às 23h30, na programação da CNN Brasil, disponível nas principais operadoras de TV por assinatura do país.

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