Ópera de Gilberto Gil e Aldo Brizzi será apresentada na COP30; saiba mais
Idealização da obra é do escritor Paulo Coelho e foi inspirada em poema de Gonçalves Dias


Os músicos Gilberto Gil, 82, e o italiano Aldo Brizzi, 64, irão performar uma ópera na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) que ocorrerá em novembro de 2025 no Pará. Idealizado pelo escritor Paulo Coelho, a obra foi inspirada em poema de Gonçalves Dias (1823–1864).
A informação, divulgada no jornal O Globo, foi compartilhada pelos artistas em suas redes sociais, onde foi revelado que o trabalho foi mantido em sigilo por um ano.
“A ópera está quase pronta e vai estrear na COP30 em Belém em novembro com a produção artística do Núcleo de Ópera da Bahia e dos seus magníficos cantores”, citaram na publicação conjunta.
Em setembro, Gil e Brizzi já haviam lançado, juntos, uma ópera intitulada “Amor Azul”, que teve sua estreia realizada no Brasil na Sala São Paulo, na capital paulista.
COP 30 em Belém
A maior conferência climática do planeta será realizada em Belém entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025.
Organizada anualmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), a conferência é um momento em que líderes de 190 países discutem metas para combater os efeitos negativos das mudanças climáticas.
Através dos debates da COP que será realizada no Pará, os líderes mundiais tentarão chegar a um novo consenso para coibir as emissões de carbono na atmosfera.
Gilberto Gil vai se aposentar dos palcos após turnê de despedida