
Cole Palmer, do Chelsea, quebra recorde histórico de pênaltis na Premier League
Atacante inglês converteu seu 12º pênalti consecutivo com cavadinha na vitória sobre o Tottenham


Cole Palmer, astro do Chelsea, quebrou um recorde da Premier League neste domingo (8) ao marcar dois pênaltis na vitória de virada por 4 a 3 contra o Tottenham.
O atacante manteve o sangue frio ao converter duas cobranças no segundo tempo, elevando sua marca para 12 pênaltis convertidos na liga sem errar nenhum. Com isso, superou o recorde anterior estabelecido por Yaya Touré, do Manchester City, que havia marcado 11 pênaltis consecutivos, segundo a Opta.
Palmer quebrou o recorde com uma ousada cobrança de cavadinha aos 39 minutos do segundo tempo, acertando a penalidade no meio do gol.
“Quando coloquei a bola na grama e dei uns passos para trás, eu sabia o que ia fazer”, disse ele após o jogo. “Era o fim de jogo e estava uma loucura, então resolvi arriscar.”
Pure composure from Cole Palmer.pic.twitter.com/jcxhkkBuA2
— Premier League (@premierleague) December 8, 2024
Palmer, de 22 anos, tornou-se um dos melhores jogadores do mundo desde que deixou o Manchester City para se juntar ao Chelsea em 2023. Ele já soma 50 participações em gols (33 gols, 17 assistências) em 48 jogos da liga por seu novo clube, desempenho que ajudou o Chelsea a subir para a segunda posição na tabela.
O inglês manteve seu nível contra o Tottenham, criando um dos gols de sua equipe além de marcar seus dois pênaltis. O jogo não começou bem para o Chelsea, já que os Spurs aproveitaram erros individuais para abrir 2 a 0 em apenas 11 minutos. Mas o Chelsea manteve a calma e diminuiu a diferença aos 17 minutos, graças a um belo chute de Jadon Sancho.
Palmer então empatou logo após uma hora de jogo, convertendo um pênalti depois que Yves Bissouma derrubou Moisés Caicedo na área. O jogo ficou mais aberto e o Chelsea encontrou o gol da virada aos 28 minutos da etapa final com um chute de Enzo Fernández. Embora o argentino tenha finalizado, a chance foi criada por Palmer, que driblou vários defensores antes da bola sobrar para o meia.
Palmer fez 4 a 2 com sua cobrança de pênalti com cavadinha, momentos antes de Son Heung-min marcar um gol nos segundos finais para o Tottenham. A vitória agora coloca o Chelsea apenas quatro pontos atrás do líder Liverpool, mas o time londrino tem um jogo a mais.
O técnico do Chelsea, Enzo Maresca, minimizou a possibilidade de sua equipe estar na disputa pelo título desta temporada, dado que o time ainda está no início de sua reconstrução.
“Após o jogo, minha mensagem aos jogadores foi para se manterem focados dia após dia, no próximo jogo, porque se você começar a pensar onde estaremos em três ou quatro jogos, está completamente errado”, disse ele.
“Aproveitem o dia de folga com a família e amigos, e quando voltarmos, vamos novamente com 100%, treinar bem, se preparar para o próximo jogo e melhorar dia após dia.”