Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Dermatologistas fazem mutirão para diagnosticar câncer de pele neste sábado (7)

    Mais de 3,5 mil voluntários estão disponíveis em mais de 100 postos pelo país

    Da CNN

    A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza um mutirão de atendimento em diversos estados do Brasil para avaliar suspeitas de câncer de pele, neste sábado (7).

    Mais de 3,5 mil dermatologistas e voluntários estão disponíveis em mais de 100 postos, localizados em 22 estados e no Distrito Federal, com foco na prevenção e diagnóstico precoce da doença. O atendimento é gratuito. 

    As ações ocorrem a partir das 9h até às 15h deste sábado. Os locais de atendimento podem ser encontrados no site da SBD.

    A instituição explica que, aqueles que possuem lesões suspeitas ou fatores de risco como histórico familiar, podem procurar os postos com os médicos voluntários para receber orientações de cuidado.

    “Se você tem lesões suspeitas ou fatores de risco como histórico familiar ou muitas pintas, essa é a sua oportunidade de cuidar da saúde da sua pele e receber orientações sobre proteção solar e hábitos saudáveis”, publicou a SBD em uma rede social.

    Segundo o órgão, desde o início da campanha, em 1999, já foram realizadas cerca de 600 mil consultas, com mais de 75 mil casos de cânceres cutâneos identificados.

    A iniciativa faz parte da campanha “Dezembro Laranja”, também promovida pela Sociedade de Dermatologia, que também alerta sobre os perigos da exposição solar sem proteção.

    O foco da campanha é reforçar os cuidados preventivos e a importância do diagnóstico precoce do câncer de pele, que aumenta significativamente as chances de cura, principalmente no caso do melanoma, o tipo mais agressivo da doença.

    “Nosso objetivo com a campanha Dezembro Laranja 2024 é continuar alertando a população sobre os perigos do câncer de pele, que, infelizmente, ainda é o mais frequente no Brasil. A conscientização sobre a prevenção e a detecção precoce é fundamental para podermos reduzir o número de casos e, principalmente, evitar complicações graves. Queremos que todos entendam que a saúde da pele é parte integral da saúde do corpo, e a proteção deve ser uma prioridade constante”, declarou Dr. Heitor de Sá Gonçalves, presidente da SBD.

    Tópicos