Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    30 anos sem Tom Jobim: relembre 5 sucessos do ícone da Bossa Nova

    Artista morreu em 8 de dezembro de 1994, aos 67 anos, em decorrência de uma parada cardíaca em um hospital próximo de seu apartamento, em Nova York

    Ana Beatriz Diasda CNN

    A morte do cantor Tom Jobim completa 30 anos neste domingo (8). O cantor e compositor carioca foi um dos precursores da Bossa Nova e lançou canções que são sucessos até os dias atuais.

    O cantor morreu aos 67 anos, em decorrência de uma parada cardíaca, em um hospital próximo de seu apartamento, em Nova York. Com João Gilberto (1931-2019) e Vinícius de Moraes (1913-1980), Tom Jobim foi responsável por levar a Música Popular Brasileira (MPB) para o exterior.

    Trazendo uma simplificação do samba carioca com elementos do jazz estadunidense, a Bossa Nova — comemorada no mesmo dia em que Tom Jobim nasceu, em 25 de janeiro — surgiu a partir das demandas de uma geração de jovens que estava em busca de uma música mais conforme o que eles viviam no Rio de Janeiro daquela época.

    Tratando de beleza nas letras, o canto do gênero era falado, em tom baixo, intimista e com uma batida mais lenta.

    Relembre 5 sucessos de Tom Jobim

    “Chega de Saudade”

    Em 1958, a música “Chega de saudade”, composta por Tom Jobim em parceria com Vinicius de Moraes, foi lançada por Elizeth Cardoso no disco “Canção do amor demais”. Dois anos depois, a canção foi regravada por João Gilberto, ganhando mais notoriedade.

    “Garota de Ipanema”

    Alguns anos depois, em 1962, Tom e Vinicius criaram “Garota de Ipanema”, inspirados na beleza da ex-modelo Helô Pinheiro, que passava pela Rua Montenegro, em Ipanema, para ir à praia.

    Com o passar dos anos, a canção acabou se tornando a música brasileira mais regravada na história. Nomes mundialmente famosos estão nesta lista, como Frank Sinatra, Madonna, Ella Fitzgerald, Amy Winehouse, entre outros.

    “Garota de Ipanema” ficou na Billboard Hot 100 (uma das principais paradas musicais americanas) por 12 semanas e alcançou o quinto lugar.

    “Águas de Março”

    Em 1972, Tom Jobim fez um dueto com Elis Regina ao gravar “Águas de março”, dando início a uma segunda fase de sua carreira, que passava por um momento de calmaria após o fim da febre da Bossa Nova.

    “Pela Luz dos Olhos Teus”

    Ao lado de Miúcha, Tom Jobim lançou “Pela Luz dos Olhos Teus” em 1977. Somente no Spotify, a canção é a terceira mais popular em sua discografia e possui mais de 72 milhões de reproduções.

    “Wave”

    Em 1967, Tom Jobim lançou seu quinto álbum de estúdio, no estilo bossa nova e uma das canções lançadas foi “Wave”. Na Billboard 200, a canção permaneceu por 11 semanas.

    Veja 5 músicas antigas que seguem entre as mais ouvidas no Spotify

    Tópicos