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    Renault Kardian recebe quatro estrelas em teste de segurança; Sandero leva zero

    Veículos tiveram quesito testado pelo Latin NCAP

    Thiago Venturacolaboração para a CNN

    Aos poucos, o Brasil vai ganhando opção de carros mais seguros. É o que mostram os resultados do Latin NCAP, Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, divulgado na quinta-feira (12). Enquanto veículos mais novos, como o Renault Kardian, obtiveram melhores resultados, outros mais antigos, como o trio Logan, Sandero e Stepway, foram reprovados com nota zero.

    O Kardian é o mais atual projeto da Renault no Brasil, construído sobre a plataforma Renault Global Modular Platform (RGMP). Já os veteranos Stepway e derivados são remanescentes da antiga geração de carros criados pela Dacia, marca romena que pertence à Renault.

    A estratégia da empresa é abandonar os antigos e se dedicar aos modelos novos, o que promete mais segurança para os condutores e passageiros.

    No teste do Latin NCAP, o Kardian, um SUV compacto, atingiu 83,41% de proteção para adultos, enquanto na segurança para ocupantes infantis o índice foi de 82,92%.

    O modelo conta com seis airbags e controle eletrônico de estabilidade como itens de série desde a versão de entrada, fatores que contribuíram para a pontuação expressiva.

    No teste de impacto frontal, o Latin NCAP observou uma estrutura estável, mas apontou uma área instável na região dos pés. A proteção para o peito do motorista foi classificada como marginal, enquanto a do passageiro foi considerada adequada.

    Um ponto de atenção ficou para os joelhos dos ocupantes da frente, que podem entrar em contato com estruturas perigosas atrás do painel.

    O impacto lateral apresentou resultados mais positivos, com proteção adequada para o tórax graças aos airbags de corpo e de cortina. No entanto, o impacto lateral de poste revelou proteção marginal para o tórax e a região do pescoço, com atenção ao efeito chicote (whiplash).

    Para ocupantes infantis, o modelo demonstrou boa segurança. Os dummies utilizados foram posicionados em cadeirinhas com fixação Isofix, que seguem padrões rigorosos de segurança. Entretanto, a cabeça do dummy de três anos mostrou-se mais exposta no impacto lateral, embora sem valores considerados críticos.

    Por que não recebeu cinco estrelas?

    De acordo com análise do Latin NCAP, o sistema de frenagem automática de emergência (AEB) mostra bom desempenho em cenários urbanos e rodoviários. Esse recurso contribuiu para a pontuação em sistemas de segurança, onde o Kardian alcançou 83,78%.

    No entanto, proteção de pedestres foi considerada fraca, assim como a proteção da região superior das pernas (coxas). Esse desempenho inferior limitou o potencial do Kardian de atingir a pontuação máxima de cinco estrelas.

    “O Kardian mostrou um bom nível de segurança em geral e poderia alcançar a classificação máxima de estrelas melhorando a proteção de pedestres e/ou adicionando AEB para usuários vulneráveis da estrada com bom desempenho e atendendo aos requisitos de disponibilidade do Latin NCAP”, afirmou a entidade em comunicado.

    Sandero, Logan e Stepway reprovados

    Se, por um lado, o Renault Kardian apresenta boa segurança, por outro, os veteranos Logan, Stepway e Sandero foram reprovados com zero estrela.

    Como são derivados do mesmo projeto, um Sandero foi avaliado no crash test, com o resultado sendo estendido para Logan e Stepway. Por sinal somente os dois últimos são ainda vendidos no Brasil.

    O modelo traz quatro airbags como padrão e obteve apenas 32,83% em proteção para adultos e 61,22% para crianças. No impacto frontal, sua estrutura foi considerada instável, com proteção marginal para o peito do motorista e passageiro. Já o impacto lateral revelou proteção fraca para o peito e pobre para a cabeça no teste de impacto de poste.

    Latin NCAP dá quatro estrelas para o Kardian e zero para o Sandero/Logan/Stepway
    Latin NCAP dá quatro estrelas para o Kardian e zero para o Sandero/Logan/Stepway • Divulgação Latin NCAP

    O Sandero também apresentou limitações em sistemas de segurança e assistência. A ausência de funções como AEB, suporte de pista e detecção de ponto cego — sequer oferecidos como opcionais — comprometeu ainda mais sua pontuação. Mesmo que o ESC fosse padrão, o desempenho geral teria resultado em zero estrela na avaliação da entidade.

    “O Kardian estabelece uma nova referência para o fabricante em termos de segurança que gostaríamos de ver refletida em todos os seus modelos no futuro. O Latin NCAP solicita aos governos que implementem a rotulagem obrigatória de segurança veicular com classificação por estrelas para que as informações do consumidor estejam disponíveis para todos os compradores de veículos e gerentes de frotas”, declarou Alexandre Furas, secretário-geral do Latin NCAP.

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