NBA voltará à China depois de seis anos para jogos de pré-temporada
Macau será a sede das partidas em 2025
A NBA assinou um acordo para realizar jogos de pré-temporada na cidade de Macau, na China, a partir de 2025. Será o retorno ao país após uma ausência de seis anos.
O rompimento de relações entre o mercado chinês e a liga aconteceu em 2019, após declarações de dirigentes da NBA e de LeBron James, sobre protestos antigovernamentais em Hong Kong.
Segundo a imprensa chinesa, o país irá sediar dois jogos de pré-temporada pelos próximos cinco anos.
As partidas acontecerão na Arena Venetian, em Macau. Os primeiros duelos, agendados para outubro do ano que vem, serão entre Brooklyn Nets e Phoenix Suns.
Embora a China tenha sediado recentemente jogos de celebridades com lendas da NBA, incluindo um agendado para sábado no ginásio do Venetian, o acordo de pré-temporada marcará o retorno dos jogos regulares da liga à China.
A ausência da NBA ocorreu após comentários feitos em 2019 pelo então gerente geral do Houston Rockets, Daryl Morey, que postou uma mensagem nas redes sociais em apoio aos protestos antigovernamentais em Hong Kong.
Pequim suspendeu a transmissão dos jogos da NBA após o incidente, e tirou os patrocinadores da liga.
Em fevereiro, Joe Tsai, dono dos Nets e presidente da empresa de tecnologia chinesa Alibaba, disse que o caso estaria em um “passado distante” e que a NBA adoraria trazer os jogos de volta para a China e Macau.