Segurança que matou homem em estação de trem é preso em SP
Jadson Pires morreu em 11 de novembro após ser agredido por seguranças e um Guarda Civil
Um dos seguranças envolvidos na morte de um homem na estação Carapicuíba, da Linha 8-Diamante, na região metropolitana de São Paulo, foi preso temporariamente na última quarta-feira (4). Jadson Pires morreu após ser agredido por agentes da estação e da Guarda Civil Metropolitana. O caso ocorreu em 11 de novembro.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), outros três suspeitos prestaram depoimento e seguem sendo investigados. Imagens das câmeras de monitoramento do local registraram o momento em que o homem é imobilizado e agredido:
De acordo com a ViaMobilidade, que administra a linha, Jadson chegou à estação em estado agitado e não respondia às orientações, sendo contido por agentes da Guarda Civil e da segurança da estação, depois de ter invadido a linha de bloqueio por inúmeras vezes.
Após ser contido, o homem teria sofrido um mal súbito e foi encaminhado ao hospital, onde morreu.
Ainda de acordo com a SSP, O laudo do Instituto Médico Legal (IML) foi encaminhado à autoridade policial e anexado ao inquérito. O caso é investigado pelo 1º DP de Carapicuíba.
A ViaMobilidade comunicou por meio de nota que abriu uma sindicância interna e afastou preventivamente os agentes envolvidos, lamentando o ocorrido e negando qualquer envolvimento com a ação do guarda civil que estava à paisana.
Além disso, acrescentou que repudia qualquer forma de violência e que investe continuamente na formação de seus colaboradores para o relacionamento com o público e a segurança de seus clientes.
Depois do ocorrido, a empresa anunciou que iniciou um processo de reciclagem de 100% dos agentes, com capacitação voltada ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade ou sob o efeito de substâncias entorpecentes.
*Sob supervisão de Bruno Laforé