Carrasco do Barcelona, herói de título da Champions morre aos 65 anos
Helmuth Duckadam defendeu quatro pênaltis na decisão de 1985-86 para dar o título ao Steaua Bucareste
O ex-goleiro Helmuth Duckadam, do Steaua Bucareste, conhecido como o “Herói de Sevilha” depois de defender quatro pênaltis na vitória sobre o Barcelona na final da Copa da Europa de 1985-86, morreu nesta segunda-feira (2) aos 65 anos, informou o clube romeno em comunicado.
O Steaua empatou em 0 a 0 com o Barça após a prorrogação, a primeira final da Copa da Europa a terminar sem gols, e apesar de perder os dois primeiros pênaltis, o time romeno venceu a disputa por 2 a 0 graças ao heroísmo de Duckadam ao defender as quatro penalidades do clube catalão.
“Foi um jogo de lógica. Depois de defender o primeiro pênalti de Alexanko, me coloquei na posição do batedor, pensando: ‘Se o goleiro tivesse defendido um pênalti para a direita, o que eu faria agora?'”, disse ele ao site da Uefa anos depois.
“O goleiro normalmente mudaria para a esquerda, então fui para a direita. E isso ficou mais claro no terceiro pênalti, quando tive 100% de certeza de que Pichi Alonso também chutaria na direita…”
O triunfo do Steaua marcou a primeira vez que uma equipe do leste europeu venceu a principal competição de clubes do continente — hoje chamada de Champions League.
The European football community mourns the loss of Helmuth Duckadam at the age of 65.
The legendary goalkeeper won the European Cup with Steaua Bucharest in 1986, saving all four penalties in the shoot-out.
Rest in peace, Helmuth. pic.twitter.com/3n5EZva91g
— UEFA (@UEFA) December 2, 2024
“Quando voltamos para casa, no dia seguinte, havia mais de 15 mil pessoas à nossa espera no aeroporto de Otopeni”, disse Duckadam, que mais tarde se tornou presidente do Steaua.
“À saída do aeroporto, dezenas de milhares de pessoas aplaudiram-nos até chegarmos ao estádio. Foi uma atmosfera fantástica, algo que só se experimenta uma vez na vida, ou nunca.”
Duckadam, que fez duas partidas pela Romênia em sua carreira, foi eleito o Futebolista Romeno do Ano e terminou em oitavo na votação da Bola de Ouro daquele ano.
A carreira de Duckadam foi interrompida logo após a final da Copa da Europa devido a uma rara doença sanguínea, resultando em uma pausa de três anos dos gramados antes de ele se aposentar em 1991.
“O FCSB (Steaua Bucareste) expressa o pesar de todos os jogadores e funcionários do clube pela perda do lendário Helmut Duckadam, que faleceu hoje”, disse Steau no Instagram. “Nosso clube oferece condolências à família enlutada.”
Ver essa foto no Instagram