Ucrânia diz que guerra danificou a maioria dos aeroportos civis
Do total de 20, ao menos 15 foram destruídos; ucranianos precisam viajar para outros países para pegar voos
Quinze dos aeroportos civis da Ucrânia foram danificados desde que a Rússia invadiu o país em fevereiro de 2022, de acordo com o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, à mídia local neste sábado (30).
A Ucrânia, que segundo o serviço de aviação estatal tem 20 aeroportos civis, está explorando caminhos para abrir parcialmente seu espaço aéreo. Ele está completamente fechado desde o início da guerra.
Atualmente, os ucranianos que desejam viajar para o exterior precisam ir para os países vizinhos por via rodoviária ou ferroviária para pegar voos. Para aqueles que vivem no leste, a viagem para fora da Ucrânia pode levar um dia inteiro.
“Realizamos uma avaliação de risco e determinamos as necessidades das forças de defesa aérea para abrir parcialmente o espaço aéreo”, disse Shmyhal, segundo a agência de notícias local Ukrinform.
“As questões de segurança e a situação militar continuam sendo fundamentais para essa decisão”, acrescentou.
Shmyhal disse também que a Rússia atacou a infraestrutura portuária da Ucrânia quase 60 vezes nos últimos três meses, danificando ou destruindo quase 300 instalações e 22 embarcações civis.
Um sócio sênior da corretora de seguros Marsh McLennan disse à Reuters no início deste mês que a Ucrânia poderia reabrir o aeroporto na cidade de Lviv, no oeste do país, em 2025, se os reguladores o considerarem seguro e uma decisão política for tomada.
Rússia planeja construir núcleo de nova estação espacial até 2030