Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Boris Feldman
    Blog

    Boris Feldman

    Jornalista especializado em automóveis desde 1966, produtor e apresentador do programa Autopapo

    Seu motor cansou? Óleo fortificante nele!

    Boris Feldman explica como substância pode melhorar desempenho de equipamentos desgastados, reduzindo consumo excessivo de lubrificante

    O especialista em automóveis Boris Feldman abordou um problema comum enfrentado por proprietários de veículos com alta quilometragem: o consumo excessivo de óleo lubrificante.

    Segundo Feldman, é normal que o nível de óleo do motor diminua com o tempo, pois uma pequena quantidade é queimada junto com o combustível durante o funcionamento do veículo.

    O consumo considerado aceitável pela maioria dos engenheiros é de um litro a cada 5.000 quilômetros rodados. No entanto, algumas montadoras admitem um consumo de até um litro a cada 1.000 quilômetros como normal, embora Feldman considere esse valor um pouco exagerado.

    Desgaste e aumento do consumo de óleo

    Com o passar do tempo e o acúmulo de quilometragem, o desgaste dos componentes móveis do motor, como pistões, anéis e cilindros, pode levar a um aumento gradual no consumo de óleo.

    Feldman ressalta que é importante monitorar esse consumo regularmente, verificando o nível na vareta de medição.

    Quando o consumo ultrapassa um litro a cada 1.000 quilômetros, é considerado anormal e requer atenção.

    Para combater esse problema, existem óleos especiais desenvolvidos para motores de alta quilometragem.

    Óleo fortificante: a solução para motores cansados

    Esses óleos especiais para motores com muitos quilômetros rodados possuem uma viscosidade maior, o que dificulta sua passagem para a câmara de combustão e, consequentemente, reduz o consumo.

    Feldman destaca um produto específico da Lubrax (Vibra) chamado Seal Swell, que, além da maior viscosidade, tem a capacidade de dilatar os retentores e anéis de vedação do motor.

    O efeito Seal Swell faz com que as vedações do motor ‘inchem’, melhorando sua eficiência e reduzindo ainda mais o consumo de óleo.

    Essa tecnologia torna o produto especialmente recomendado para motores que já rodaram muito e estão apresentando queda rápida no nível do óleo.

    A utilização de óleos fortificantes, como o mencionado por Boris Feldman, pode ser uma solução eficaz para prolongar a vida útil de motores com alta quilometragem, reduzindo o consumo excessivo de lubrificante e melhorando o desempenho geral do veículo.

    Pneus novos devem ir na parte dianteira ou traseira do carro?

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

    Tópicos