Boicote à carne brasileira trará consequências diplomáticas para Brasil e França, diz senador à CNN
Senador Nelsinho Trad alerta para consequências nas relações bilaterais após decisão da rede francesa de supermercados de não vender carne bovina brasileira
O boicote anunciado pelo CEO do Carrefour à carne bovina brasileira está causando atritos diplomáticos entre Brasil e França, segundo o senador Nelsinho Trad (PSD).
A decisão da rede francesa de supermercados levou frigoríficos brasileiros a interromperem o fornecimento de carne à empresa na quinta-feira (21).
Em entrevista ao CNN 360° desta segunda-feira (25), o senador Trad, que representa o Brasil no Mercosul, classificou a declaração do executivo do Carrefour como “muito infeliz” e alertou para as possíveis repercussões nas relações entre os dois países. “Consequentemente, irá trazer consequências diplomáticas na relação Brasil-França”, afirmou.
Impacto no acordo Mercosul-União Europeia
O parlamentar ressaltou que o boicote pode afetar as negociações do acordo de comércio entre o Mercosul e a União Europeia, que já enfrentava resistência por parte do governo francês.
“A gente sempre falava por aqui que isso era um pano de fundo no sentido da própria França temer uma concorrência por parte dos produtos, principalmente do governo brasileiro”, explicou Trad.
O senador questionou o timing da decisão, lembrando que em 2025 Brasil e França celebrarão 200 anos de relações diplomáticas.
“Qual vai ser o clima em função de uma atitude como essa?”, indagou, destacando o impacto direto sobre os produtores rurais brasileiros, que investem em tecnologia e certificações para atender às exigências do mercado europeu.
Reação do Mercosul
Trad antecipou que o assunto deve dominar a próxima reunião do Parlamento do Mercosul, agendada para 9 de abril em Montevidéu.
“Você pode ter certeza que haverão de ter reações fortes e duras, não só por parte do Brasil, como também dos países do Mercosul em função dessa questão”, afirmou o senador.
A controvérsia evidencia a complexidade das relações comerciais internacionais e o potencial impacto de decisões corporativas na diplomacia entre nações.
O episódio do Carrefour pode se tornar um ponto de inflexão nas negociações entre o Mercosul e a União Europeia, exigindo esforços diplomáticos para evitar um agravamento da situação.