Hospitais federais do RJ fazem campanha para aumentar doação de sangue
Os doadores devem cumprir alguns requisitos como: ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização do responsável), pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde e descansado
A partir desta segunda-feira (25), Dia Nacional do Doador de Sangue, os bancos de sangue dos hospitais federais do Rio de Janeiro promovem uma campanha para incentivar a doação nas unidades. As ações ocorrem até sexta-feira (29).
Segundo o Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, como as unidades federais realizam cirurgias de grande porte, além de procedimentos de urgência e emergência e tratamentos de doenças oncológicas e hematológicas, é fundamental que os bancos de sangue estejam ao nível estável para garantir o pleno atendimento dos pacientes.
Os doadores devem cumprir alguns requisitos como: ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização do responsável), pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde e descansado. Não é preciso estar em jejum, mas deve-se evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas três horas anteriores e bebidas alcoólicas por pelo menos 12 horas.
Também é preciso apresentar documento oficial de identidade com foto.
As restrições de doação são para grávidas, mulheres amamentando e pessoas que fizeram tatuagens ou colocaram piercing há menos de seis meses.
Confira os locais de doação:
Hospital Federal de Bonsucesso
Data: 25 a 29 de novembro
Horário: das 7h30 às 14h
Hospital Federal Cardoso Fontes
Data: 25 a 30 de novembro
Horário: das 8h às 12h (segunda a sexta) e das 8h às 13h (sábado)
Hospital Federal dos Servidores do Estado
Data: 25 a 29 de novembro
Horário: das 7h30 às 16h