Nomes do feminejo participam de gravação do especial “Amigas”; veja
Evento faz referência ao grupo de cantores sertanejos que começou em 1995
- 1 de 13
Sertanejas no especial "Amigas" • Webert Belicio / Agnews.
- 2 de 13
Sertanejas no especial "Amigas" • Webert Belicio / Agnews.
- 3 de 13
Sertanejas no especial "Amigas" • Webert Belicio / Agnews.
-
- 4 de 13
Sertanejas no especial "Amigas" • Webert Belicio / Agnews.
- 5 de 13
Sertanejas no especial "Amigas" • Webert Belicio / Agnews.
- 6 de 13
Maiara no especial "Amigas" • Webert Belicio / Agnews.
-
- 7 de 13
Maraisa no especial "Amigas" • Webert Belicio / Agnews.
- 8 de 13
Ana Castela no especial "Amigas" • Webert Belicio / Agnews.
- 9 de 13
Sertanejas no especial "Amigas" • Webert Belicio / Agnews.
-
- 10 de 13
Ana Castela no especial "Amigas" • Webert Belicio / Agnews.
- 11 de 13
Sertanejas no especial "Amigas" • Webert Belicio / Agnews.
- 12 de 13
Simone Mendes no especial "Amigas" • Webert Belicio / Agnews.
-
- 13 de 13
Lauana Prado no especial "Amigas" • Webert Belicio / Agnews
A gravação da releitura do projeto “Amigos” com as artistas do sertanejo Ana Castela, Lauana Prado, Maiara & Maraisa e Simone Mendes aconteceu nesta quarta-feira (20) e vai ao ar na TV Globo em 18 de dezembro.
O especial apresentado por Rafa Kalimann, celebra a amizade das cantoras, que interpretaram diversos hits do feminejo.
Com seus chapéus, botas e looks brilhantes e metalizados, elas cantaram “Nosso Quadro”, “Cobaia”, “Medo Bobo” e “Erro Gostoso”, além de clássicos de diferentes vertentes da música sertaneja apresentados pelas artistas em feats inéditos
(Confira na galeria acima)
Em outubro, a Rede Globo anunciou a novidade da programação. Chamado “Amigas”, o evento fará referência ao conjunto que começou no especial de final de ano da Globo em 1995.
As canções do setlist foram escolhidas junto com as cinco cantoras, segundo o diretor artístico Celso Bernini.
“Esse é um especial para fechar o olho e cantar junto, curtindo, se emocionando e declarando o amor e a sofrência, do início ao fim. Fazemos um passeio pelas diferentes fases do feminejo, celebrando cada uma delas”, descreveu ele.
“Amigas” tem produção de Dani Santos, direção geral de Celso Bernin e direção de gênero de Joana Thimoteo e Raoni Carneiro.
O projeto reuniu originalmente as duplas Zezé Di Camargo & Luciano, Chitãozinho & Xororó e Leandro & Leonardo.
Relembre a história do “Amigos”
Nas primeiras cenas, os Amigos apareciam reunidos em uma mesa fazendo uma refeição e falando sobre a importância da amizade. Depois disso, eram mostrados em um grande palco, junto a uma superprodução com luzes e bailarinos, cantando seus sucessos em versão instrumental.
Entre as músicas cantadas em conjunto pelas duplas pelos anos estão “Luar do Sertão”, “Te Amo Cada Vez Mais (To Love You More)”, “Festa de Rodeio”, “Marcas Do Que Se Foi”, entre outras. O festival ainda contava com participações especiais como Daniel, Simone e Fat Family, que fizeram aparições durante os anos.
O sucesso foi tanto que a Rede Globo reprisou o programa duas vezes no ano seguinte — em março e junho de 1996 — e seguiu com as edições de final do ano na televisão.
O programa seguiu com edições até dezembro de 1998, quando o encerramento da união foi anunciado. Na época, o grupo tinha um integrante a mais do que atualmente — Leandro, dupla de Leonardo. O cantor faleceu em junho de 1998, vítima de um câncer de pulmão.
No mês que sucedeu a morte do artista, a emissora organizou um show do Amigos como parte do projeto “Brasil 500”, gravado em Paris, na França. Pela primeira vez, o grupo se apresentou sem Leandro — com uma entrada de Leonardo cantando sozinho “Força Estranha”, de Roberto Carlos, que diz: “Uma força me leva a cantar […] Por isso é que eu canto/Não posso parar”.
O último show do Amigos aconteceu no especial de final de ano da Rede Globo em de 1998, gravado no mesmo espaço do primeiro show, em São Caetano (SP).
Vinte anos após o encerramento do projeto, em 2019, os integrantes anunciaram a volta do Amigos em uma turnê por todo Brasil. “Amigos 20 anos – a História Continua” levou os cinco sertanejos inicialmente para o Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG), seguindo para Barretos (SP), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e mais cidades — até terem as apresentações interrompidas pela pandemia.
Em 2022, os Amigos voltaram a anunciar shows pelo Brasil, mantendo, até o momento, uma agenda intercalada com os shows das duplas separadamente.
Em junho, eles participaram do festival Salve o Sul, em São Paulo, evento beneficente que arrecadou dinheiro para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Chitãozinho & Xororó serão homenageados no Prêmio da Música Brasileira
*Com informações de Giovana Christ da CNN em São Paulo