Por que o Brasil não participou da 1ª edição da Sul-Americana em 2002?
Edição inaugural do torneio teve o San Lorenzo como campeão; times brasileiros foram ausências
A final da Sul-Americana 2024 conta com mais um brasileiro na luta pelo título. O Cruzeiro encara o Racing no próximo sábado (23), às 17h (de Brasília), no Nueva Olla, em Assunção, Paraguai.
O país tem histórico vencedor na competição, sendo campeão em cinco oportunidades, atrás apenas da Argentina com nove títulos. Porém, o Brasil já esteve fora da Sul-Americana em uma edição.
A primeira edição do torneio, em 2002, contou com a ausência do Brasil. Na ocasião, 21 equipes disputaram o torneio, sendo cinco times da Argentina e os demais países com dois representantes.
Sul-Americana sem times brasileiros
O motivo para a ausência de times do Brasil na Sul-Americana de 2002 foi o problema de calendário que o futebol brasileiro enfrentava.
Na época, os clubes brasileiros tinham um ano abarrotado com torneios regionais, como o Rio-São Paulo, Estaduais, Libertadores e Campeonato Brasileiro, que contava com 26 equipes.
Sem times do Brasil, o torneio continental viu o San Lorenzo levantar a taça daquela edição. A equipe argentina levou a melhor sobre o Atlético Nacional (Colômbia).
Times que participaram da edição 2002
- Argentina: Boca Juniors, Gimnasia y Esgrima, River Plate, Racing e San Lorenzo
- Bolívia: Bolívar e Oriente Petrolero
- Chile: Cobreloa e Santiago Wanderers
- Colômbia: América de Cali e Atlético Nacional
- Equador: Aucas e Barcelona
- Paraguai: Cerro Porteño e Libertad
- Peru: Alianza Lima e Universitario
- Uruguai: Nacional e Danubio
- Venezuela: Deportivo Táchira e Monagas