Núcleo de inflação elevado sugere que há mais trabalho a fazer, aponta diretora do Fed
Dirigente demonstrou otimismo de que o processo de desinflação deve seguir em vigor
Diretora do Federal Reserve (Fed), Lisa Cook afirmou nesta quarta-feira (20) que o núcleo do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) ainda em níveis elevados nos Estados Unidos sugere que a autoridade monetária ainda tem trabalho a fazer para retornar a inflação à meta de 2% de maneira sustentada.
Em discurso durante evento na Universidade da Virgínia, Cook disse que o caminho no combate à inflação deve ser marcado por solavancos. Ainda assim, a dirigente demonstrou otimismo de que o processo de desinflação deve seguir em vigor.
“Continuo confiante de que a inflação está a evoluir de forma sustentável em direção ao nosso objetivo de 2%, mesmo que a trajetória seja ocasionalmente acidentada”, reforçou.
Para Cook, a confiança é sustentada pelos sinais de moderação do crescimento salarial, os níveis relativamente baixos de preços de petróleo e a expectativa pelo arrefecimento da inflação de serviços de habitação ao longo dos próximos dois anos.
“As minhas decisões políticas serão orientadas pelo nosso mandato duplo de emprego máximo e preços estáveis, e sei que o cumprimento desses objetivos produzirá os melhores resultados econômicos para todos os americanos”, pontuou.