Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Trump escolhe ex-procurador-geral para representar os EUA na Otan

    "Matt é um guerreiro forte e um patriota leal, que garantirá que os interesses dos Estados Unidos sejam avançados e defendidos", anunciou o presidente eleito

    Kate Sullivanda CNN

    O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nesta quarta-feira (20), que Matt Whitaker, que atuou como procurador-geral interino durante seu primeiro mandato, servirá como embaixador dos EUA na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no novo governo.

    “Matt é um guerreiro forte e um patriota leal, que garantirá que os interesses dos Estados Unidos sejam avançados e defendidos”, disse o republicano em comunicado à imprensa.

    “Matt fortalecerá os relacionamentos com nossos aliados da Otan e permanecerá firme diante das ameaças à paz e estabilidade. Ele colocará a AMÉRICA EM PRIMEIRO LUGAR”, escreveu Trump.

    De acordo com o site da missão dos EUA na Otan, o representante oficial “ocupa a cadeira dos EUA no Conselho do Atlântico Norte (NAC), que é o principal órgão de tomada de decisões políticas dentro da Otan. O NAC supervisiona o processo político e militar relacionado a questões de segurança que afetam a aliança.”

    O presidente eleito tem uma história complicada com a Otan e, no início deste ano, disse que disse a um país membro da Otan que os EUA não os protegeriam contra uma invasão russa se eles não cumprissem as diretrizes de gastos da Otan, e que ele “encorajaria (a Rússia) a fazer o que quisesse”.

    Tópicos