Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    SpaceX realiza 6º teste de voo da Starship nos EUA; acompanhe

    Transmissão ao vivo do lançamento começou às 18h30 e foi feito por meio do X, antigo Twitter

    Pedro N. Jordãoda CNN

    O sexto teste de voo da Starship foi realizado a partir da Starbase da SpaceX no Texas nesta terça-feira (19), às 19h (horário de Brasília). A empresa iniciou uma transmissão ao vivo (assista abaixo) cerca de 30 minutos antes do lançamento.

    Não houve tripulação a bordo. E, como todos os testes de voo para esta nave espacial em desenvolvimento, o sucesso não era garantido previamente.

    Após o lançamento, o propulsor Super Heavy foi acionado por dois minutos e 40 segundos, quando se separou da nave espacial, que, em seguida, acionou seus próprios motores.

    A SpaceX esperava, inicialmente, conseguir, mais uma vez, fazer o propulsor Super Heavy pousar de volta com sucesso no seu local de lançamento no sul do Texas.

    No entanto, momentos antes do teste, a empresa anunciou que não tentaria isso novamente nesta terça. No teste anterior, ela chocou o público ao conseguiu pousar o propulsor Super Heavy com exatidão.

    A ideia da SpaceX de pousar esses propulsores é para que, um dia, no futuro, ela possa restaurá-los e reutilizá-los.

    Ainda assim, o Super Heavy testou uma manobra de pouso, mas sobre a água do mar, nesta terça.

    Propulsor Super Heavy da Space X retornando à Terra • Space X/Divulgação

    No final de sua trajetória de voo, a espaçonave volta à atmosfera da Terra e tenta fazer um pouso de prática controlado sobre o Oceano Índico.

    Ou seja, “os objetivos do voo de número seis incluem o propulsor retornar novamente ao local de lançamento para captura, reacender um motor Raptor da nave enquanto estiver no espaço e testar um conjunto de experimentos de escudo térmico e mudanças de manobra para reentrada e descida da nave sobre o Oceano Índico”, como informa a SpaceX.

    Ao fim do teste, a Starship pousou com segurança em seu alvo aquático, permanecendo intacta apesar de uma trajetória de pouso irregular.

    O sexto teste foi acompanhado presencialmente pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, como divulgado mais cedo nesta terça.

    O primeiro teste, em abril de 2023 liberou a plataforma de lançamento antes de explodir, momentos depois. Mas o quinto e último teste, em outubro, viu o propulsor de foguete Super Heavy pousar com segurança nos braços da torre de lançamento da SpaceX, chamada Mechazilla.

    A nave espacial Starship também sobreviveu ao voo completo e praticou uma manobra de pouso no Oceano Índico.

    Assista à transmissão do sexto teste da Starship

    *Com informações da CNN internacional

    Tópicos