Os EUA vivem em bolhas e mundos bem diferentes hoje em dia, diz presidente da Ipsos ao WW Especial
Clifford Young avalia que as redes sociais revelam um país mais polarizado e tiveram grande impacto na percepção dos eleitores americanos
O presidente do instituto de pesquisas de opinião Ipsos, nos Estados Unidos, Clifford Young, em entrevista ao WW Especial, falou sobre a atual situação política e social do país.
Segundo Young, os desafios enfrentados pela sociedade americana passa por um momento de intensa polarização política e destaca como as redes sociais e a mídia em geral contribuem para a formação e manutenção de visões de mundo divergentes entre os cidadãos americanos.
“Se você pensar sobre redes sociais como mídia de forma geral, os Estados Unidos e a América, hoje em dia, vivem em bolhas e mundos diferentes, que têm narrativas bem diferentes”, afirmou.
A América dividida: azul x vermelho
Para Clifford Young, há duas perspectivas predominantes no país. De um lado, o “mais democrático, mais azul”, que enfatiza as ameaças à democracia. Do outro, o “mais vermelho, mais republicano”, que expressa desconfiança no sistema e problemas com as elites.
“Você tem o lado mais democrático, mais azul, que enxerga o mundo de certo modo, que falava muito sobre ameaças da democracia. E tem as redes sociais e a mídia de forma geral, mais vermelho, mais republicano, que enxerga o mundo um pouco diferente. É uma questão de desconfiança no sistema, problemas com elites, etc.”
Young enfatizou que essa divisão tem um impacto significativo na forma como os americanos percebem a realidade política e social do país.
“Essa América, hoje em dia, dividida e polarizada, obviamente, esses mundos tiveram um grande impacto na percepção dos americanos”, concluiu.
WW Especial
Apresentado por William Waack, programa é exibido aos domingos, às 22h, em todas as plataformas da CNN Brasil.