Entenda por que mudança imposta pela CBF preocupa o São Paulo
Antecipação dos Estaduais e extensão do Brasileirão foram confirmadas para o calendário de 2025
O São Paulo está preocupado com a decisão da CBF de antecipar as datas dos campeonatos estaduais e a extensão do Campeonato Brasileiro, confirmada na última terça-feira (12).
O clube teme que a saúde dos jogadores seja afetada, pois o elenco terá menos tempo de pré-temporada. Os próprios atletas compartilham deste receio.
O Campeonato Paulista, por exemplo, será disputado a partir das primeiras semanas de janeiro. Em 2024, a estreia do Tricolor pelo aconteceu no dia 20 do primeiro mês do ano, contra o Santo André.
O Brasileirão começará no dia 29 de março e terminará em 21 de dezembro, com dez meses de disputa, além de contar com uma paralisação entre junho e julho em razão do reformulado Mundial de Clubes da Fifa. Assim, os clubes terão uma intertemporada e poderão dar férias “quebradas” aos atletas no decorrer do ano.
Julio Casares, presidente do São Paulo, considera a situação preocupante.
“Impactou algumas coisas. O São Paulo terá que se reapresentar antes e viajar antes, isso estamos acertando. Mas saímos em defesa dos atletas e da dignidade do planejamento. Na emissora de vocês, quando vocês programam férias, não pode vir o patrão e reduzir as férias pela metade. Não dá para ser assim. Uma decisão que poderia ser para 2026, foi para 2025. Tornou-se uma confusão na vida dos clubes, que deveriam ser o maior patrimônio do futebol brasileiro e estão pagando a conta”, disse o dirigente do Tricolor, durante o sorteio dos grupos do Paulistão.
Planejamento do São Paulo inclui pré-temporada nos EUA
O outro aspecto que o São Paulo não ficou satisfeito foi o de atrapalhar os planos já traçados para o início de 2025. O Tricolor confirmou participação Inter&Co Soccer Week, competição de pré-temporada a ser disputada nos Estados Unidos.
A programação inclui um jogo contra o Cruzeiro, outros compromissos pela “FC Series” e até ativação em partida da NBA.
A gestão de Julio Casares não abriu mão de estar no torneio, que servirá como uma ação para internacionalizar a “marca São Paulo”.
“O São Paulo vai viajar e fazer sua pré-temporada. O São Paulo não pode aceitar, de forma pacífica, que em novembro mudem suas férias e seu planejamento. O São Paulo fez planejamento, o Santos também vai viajar”, afirmou.
O Tricolor tentará conciliar o início do Campeonato Paulista e a excursão aos Estados Unidos.
A intenção da diretoria é que a comissão técnica utilize as melhores equipes possíveis nas duas competições, até porque os jovens das categorias de base estarão na disputa da Copinha. Na última quarta-feira (13), o São Paulo antecipou alguns procedimentos médicos para já iniciar a pré-temporada.