Eliminatórias: com Vini Jr. de volta, Brasil visita Venezuela para manter embalo
Atacante do Real Madrid retorna após lesão e com perda da Bola de Ouro "engasgada"
Vinícius Júnior está de volta à Seleção Brasileira. Recuperado de uma lesão no ombro que o tirou das partidas de outubro das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, o atacante do Real Madrid será o protagonista nesta quinta-feira (14), contra a Venezuela, no Monumental de Maturín. O jogo pela 11ª rodada começa às 18h (de Brasília).
O Brasil tenta consolidar a recuperação na competição após duas vitórias seguidas, e o jogador esquecer a derrota para o espanhol Rodri no Bola de Ouro há pouco mais de duas semanas, na polêmica decisão sobre o melhor jogador da temporada.
“Foi um erro muito grande [derrota de Vini no Bola de Ouro]. Talvez o maior prêmio que Vini tenha recebido seja o reconhecimento e o respeito do seu povo. A grande maioria do povo brasileiro percebeu a injustiça sobre a Bola de Ouro”, disse nesta quarta-feira (13) o técnico Dorival Júnior, em Belém, onde o elenco se preparou para encarar a Venezuela.
Vini será titular, com parceiros diferentes ali na frente do que estava acostumado em outras partidas da Seleção. Raphinha, que joga no Barcelona, é o novo meia, função que tem feito na Espanha, e Igor Jesus, do Botafogo, o centroavante. Rodrygo, companheiro de Vini no Real Madrid, foi cortado por causa de lesão.
No meio de campo, Gerson ganhou a vaga de Lucas Paquetá. Suspenso contra o Peru, o meia do West Ham-ING agora é reserva, com um meio de campo que será formado por Gerson, Raphinha e Bruno Guimarães, que retomou a posição de André.
Com entorse no tornozelo direito, o lateral-esquerdo Guilherme Arana, do Atlético-MG, viaja à Venezuela com a delegação, na tarde desta quarta-feira (13), mas ficará no banco de reservas. Segundo Dorival, mesmo se Arana estivesse bem, Abner, do Lyon-FRA, seria o titular.
O Brasil goleou o Peru por 4 a 0, em 15 de outubro, em Brasília, e chegou à quarta colocação das Eliminatórias, após dez jogos, com 16 pontos.
A Argentina lidera com 22. Os seis primeiros colocados, após 18 rodadas, se classificam para a Copa do Mundo de 2026, e o sétimo vai disputar uma repescagem mundial.
Legião de “brasileiros” da Venezuela
Seis dos 23 jogadores convocados pelo técnico Fernando Batista, da seleção da Venezuela, para enfrentar o Brasil jogam no futebol daqui: Ferraresi (São Paulo), José Martínez (Corinthians), Tomás Rincón (Santos), Savarino (Botafogo), Soteldo (Grêmio) e Kervin Andrade (Fortaleza).
Segundo a imprensa da Venezuela, três deles devem ser titulares nesta quinta-feira, incluindo Savarino. Os venezuelanos estão invictos em casa nestas Eliminatórias, com duas vitórias e três empates em cinco partidas.
Na classificação geral, o time está em oitavo, fora da zona de classificação para a Copa do Mundo, com 11 pontos, a dois do Paraguai, o sexto, primeiro dentro do G6, que garante vaga aoo9 Mundial.
“É uma equipe que tem conseguido aproveitar muito o fator casa, a atmosfera que tem criado em casa. E também tem o fato da evolução do futebol venezuelano, com muitos jogadores atuando em equipes do mundo todo, temos vários que atuam aqui [no Brasil], e que são protagonistas de suas equipes”, disse o técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior.
Venezuela x Brasil
Venezuela
Romo; Aramburu, Ramírez, Ferraresi e Navarro; Herrera e Cásseres; Machís, Savarino e Soteldo; Rondón. Técnico: Fernando Batista.
Brasil
Ederson; Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães, Gerson e Raphinha; Savinho, Igor Jesus e Vini Jr. Técnico: Dorival Júnior.
Motivo: 11ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026
Data e horário: 14 de novembro de 2024 (quinta-feira), às 18h (de Brasília)
Local: Monumental, em Maturín (Venezuela)
Árbitro: Andrés Rojas (Colômbia)
Auxiliares: David Fuentes e Miguel Roldán (ambos da Colômbia)
VAR: John Perdomo (Colômbia)
Transmissão: TV Globo e SporTV