Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Xi Jinping vem ao Brasil para o G20 e terá reunião com Lula

    Em 2024, foi celebrada a marca de 50 anos das relações diplomáticas entre os dois países

    Tiago Tortellada CNN , em São Paulo

    O presidente da China, Xi Jinping, virá ao Brasil para a Cúpula do G20, encontro que reúne líderes das principais economias do mundo, que acontece nos dias 18 e 19 de novembro.

    O chefe de Estado chinês viajará ao Rio de Janeiro entre os dias 17 e 21 de novembro, em uma visita de Estado.

    Xi Jinping também terá uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 20 deste mês, no Palácio da Alvorada, em Brasília. O governo apenas informou que os líderes tratarão da “relação bilateral” entre os países.

    Em 2024, foi celebrada a marca de 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China. O país asiático é o principal parceiro comercial do Brasil, sendo que, em 2023, o comércio bilateral entre as nações bateu US$ 157 bilhões.

    Antes da passagem pelo território brasileiro, Xi Jinping viajará ao Peru, entre os dias 13 e 17 de novembro, para a 31ª Reunião de Líderes Econômicos da APEC.

    Biden também estará no Brasil

    O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também estará no Brasil para a Cúpula do G20.

    O chefe de Estado passará por Manaus no dia 17 de novembro, onde deve ficar por algumas horas e visitar a Amazônia.

    No mesmo dia, o chefe de Estado dos EUA viajará para o Rio de Janeiro, onde terá uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    Vladimir Putin não virá para o G20

    Vladimir Putin, presidente da Rússia, não virá ao Rio de Janeiro para a Cúpula do G20. Ele confirmou que não participará do G20 no Brasil a Daniel Rittner, diretor de Jornalismo da CNN Brasil, no dia 18 de outubro.

    O país será representado por Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores, segundo apuração de Jussara Soares, analista de Política da CNN. Essa será a segunda visita de Lavrov ao Brasil neste ano — a primeira foi em fevereiro, para a reunião de chanceleres do G20.

    Tópicos