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    Campanha usa IA para recriar retratos de pessoas desaparecidas no Brasil

    Em 2023, mais de 80 mil pessoas desapareceram no país; ação é parceria do grupo “Mães da Sé” com a empresa Piracanjuba

    Beto Souza

    Em 2023, mais de 80 mil pessoas desapareceram no Brasil, deixando a sensação de que alguém deixou de estar presente, de uma hora para outra, sem saber qual foi o destino.

    Em outubro deste ano, uma ação bastante comum em outros países, passou a fazer parte da realidade dos produtos brasileiros. A divulgação de pessoas desaparecidas, em caixas de leite, passou a acontecer nas unidades do alimento da Piracanjuba.

    O projeto é uma parceria da marca com o Movimento Mães da Sé, e planeja auxiliar o fim na angústia de milhares de famílias. Através da tecnologia, o projeto Desaparecidos utiliza inteligência artificial para atualizar as imagens de pessoas desaparecidas.

    Projeto Desaparecidos

    Mais do que o imediatismo dos resultados, a campanha que, no primeiro lote, divulgou 19 pessoas, trouxe mais uma razão para que famílias tenham esperança. A partir dos próximos lotes, novos rostos serão estampados nas embalagens, com foco em crianças desaparecidas há mais de cinco anos.

    É a expectativa de encontrar uma pessoa desaparecida que motiva Ivanise Espiridião, fundadora e presidente do Movimento Mães da Sé. Com outras mães, ela sabe como ninguém a sensação de ter um parente desaparecido. A dor, no entanto, se tornou combustível para ajudar outras pessoas.

    A ação que reedita um movimento dos anos 80, estampando fotos de pessoas desaparecidas em caixas de leite nos Estados Unidos, agora, ganha uma releitura por meio da tecnologia.

    O uso de ferramentas de I.A. e a colaboração do perito Hidreley Diao, especialista na técnica de projeção de idade, recorre à tecnologia para transformar retratos antigos em cenas atuais, inserindo-as em situações do cotidiano.

    “Esta é uma iniciativa que nos enche de esperança. Os produtos Piracanjuba estão presentes no dia a dia das famílias, acompanhando muitos momentos de união e alegria à mesa. É muito triste o desaparecimento de um membro da família; é algo que afeta a todos. Com essa ação, queremos gerar empatia e contribuir para a busca dessas pessoas”, reforça a diretora de Marketing do Grupo Piracanjuba, Lisiane Campos. “Desaparecidos é uma ação perene. Estamos muito envolvidos com ela e já olhando para sua continuidade no próximo ano”, conclui.

    O Brasil tem uma lei específica para casos de desaparecimento de crianças e adolescentes. Sancionada em 2005, a lei n.º 11.259 prevê a investigação imediata, desmistificando a falsa informação de que é preciso esperar 24 horas para denunciar.

    Segundo a legislação, órgãos competentes devem enviar alerta para portos, aeroportos, Polícia Rodoviária e companhias de transporte nacionais e internacionais assim que forem notificados.

    Campanha usa IA para recriar retratos de pessoas desaparecidas no país

    Movimento Mães da Sé

    O Movimento Mães da Sé foi criado em 1996 e planeja ajudar familiares que buscam por entes desaparecidos. O movimento foi fundado por Ivanise Espiridião, após o desaparecimento de sua filha.

    Em uma noite de dezembro de 1995, Fabiana Espiridião, então com 13 anos, saiu acompanhada de uma colega que morava a cerca de 300 metros de sua casa. Foram fazer uma visita rápida a uma amiga que fazia aniversário. No caminho de volta se despediram e cada uma seguiu em direção à sua casa. Neste trajeto, Fabiana desapareceu.

    Em nota, o Movimento pondera que mais de duas décadas depois, Ivanise ainda não encontrou Fabiana. Mas sua esperança se mantém viva e é combustível para ajudar outras tantas mães, pais, filhos, esposos e amigos a encontrarem seus entes desaparecidos.

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